O Tribunal Regional Federal da 6ª Região em uma parceria inovadora com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais criou o Colab (Colaboratório de Inovação) nas dependências do Fórum de Muriaé.
A unidade representa o primeiro projeto-piloto de um laboratório de inovações no país inaugurado por meio de um acordo de colaboração técnica assinado entre os Poderes Judiciários Estadual e Federal, e que prevê parceria entre as duas instituições no desenvolvimento de ações inovadoras. O acordo entre o TJMG e o TRF-6 foi assinado oficialmente durante a solenidade.
A parceria pioneira no Brasil surgiu da ideia de se criar um ambiente propício à colaboração, à diversidade e à cocriação de ideias com o intuito de buscar soluções inovadoras para os problemas do ecossistema de Justiça. Nesse espaço, será possível utilizar as metodologias ágeis para o desenvolvimento de projetos com a finalidade de melhorar a eficiência do sistema jurídico de forma holística.
A inauguração contou com a presença de autoridades renomadas das esferas federais, estaduais e municipais entre elas, a Juíza Federal, Dra. Vânila Cardoso André de Morais, representando a presidente do TRF6, Dra. Mônica Sifuentes, a Desembargadora Maria Lucia Cabral Caruso, representando o presidente do TJMG, o Desembargador Dr. Arthur de Carvalho Pereira Filho, a Desembargadora Dra. Maria Tereza da Cunha Peixoto, o Juiz Auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria, o Prefeito de Muriaé, Marco Guarino, e a Presidente da OAB da Subseção de Muriaé, Dra. Graziela Porcaro. Também estiveram presentes na cerimônia as servidoras à frente do IluMinas, Jacqueline Braga Pelucci e Ana Elisa Mendes de Paula.
A juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes afirmou que os laboratórios de inovação são fundamentais para melhorar a justiça no país. “Nós, do TRF6, estamos muito felizes em dar as mãos ao TJMG em busca de inovações e de uma justiça melhor para a sociedade. A inovação está chegando ao interior de Minas Gerais”, pontuou a juíza federal, que ressaltou, ainda, que a Justiça Federal e Estadual são uma Justiça única, e que espaços inovadores como esse trazem a possibilidade de se compartilhar os mesmos sonhos e os mesmos projetos, com o objetivo de se aprimorar o sistema judiciário.
Matéria elaborada pela equipe do IluMinas