João Pinheiro ganha Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal

Foto de grupo de dezesseis pessoas (quinze homens e uma mulher) em um ambiente de sala de reuniões/sessões. Quase todos os homens vestem trajes formais (ternos) e a mulher veste calça e blazer. Ao fundo, há bandeiras e uma janela coberta por persianas.

A cidade de João Pinheiro, o maior município de Minas Gerais em extensão territorial, celebrou a inauguração de uma nova Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal, marcando um avanço significativo na descentralização dos serviços judiciais. A UAA está estrategicamente instalada nas dependências do Fórum Jarbas Alves de Mendonça, localizado na rua Zico Dornelas, número 791, bairro Santa Cruz, em João Pinheiro (Minas Gerais). A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (3/9/2025), em João Pinheiro, e contou com a presença de diversas autoridades, ressaltando a importância do evento para a região.

A iniciativa é fruto da estreita colaboração entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal Regional Federal da 6º Região (TRF6). A cerimônia de inauguração, a assinatura do Termo de Cooperação e o descerramento da placa inaugural de instalação marcaram o início das atividades da Justiça Federal em João Pinheiro.

Participaram do evento: o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; o desembargador federal Grégore Moura; o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Grigório Carlos dos Santos; o diretor do Foro da Comarca de João Pinheiro, juiz de Direito Jessé Alcântara Soares; e o diretor da Subseção Judiciária de Paracatu, juiz federal João Moreira Pessoa de Azambuja.

24º Unidade Avançada de Atendimento

O presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira ressaltou que essa é 24ª Unidade Avançada de Atendimento. "Ela marca muito porque João Pinheiro é o maior município em extensão de Minas Gerais e, ao mesmo tempo, fica distante a mais de 100 quilômetros de uma unidade da Justiça Federal, que é em Paracatu", explicou.

Retrato de um homem em discurso, usando vestes formais (terno e gravata), posicionado atrás de um púlpito de madeira com microfone. Ao fundo, duas bandeiras hasteadas estão parcialmente visíveis.

Ele fez questão de agradecer o apoio contínuo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais mencionando a "parceria inédita" que busca, por um lado, "dar essa celeridade aos julgamentos via Justiça Federal" e, por outro, "desafogar a Justiça estadual com esses casos. No caso aqui de competência delegada", explicou o presidente do TRF6.

União das duas cortes mineiras

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Correa Júnior, enfatizou que a união das duas cortes mineiras resulta em um "resultado palpável que favorece o cidadão e a cidadã no Estado de Minas Gerais".

Retrato de um homem em discurso, usando vestes formais (paletó com estampa e gravata), posicionado atrás de um púlpito de madeira com microfone. Ao fundo, parcialmente visíveis, há duas bandeiras hasteadas.

Ele destacou os benefícios mútuos da parceria: "De um lado, a Justiça Federal usa nossas dependências e atende com mais qualidade os seus jurisdicionados. Por outro lado, o Tribunal de Justiça mineiro devolve à Justiça Federal a chamada competência delegada e, com isso, temos mais tempo e força de trabalho para nos dedicarmos às nossas causas, que são aquelas que são destinadas originariamente à Justiça Estadual", contextualizou o presidente do TJMG.

Rincões de Minas Gerais

De acordo com o desembargador federal Grégore Moura, é importante atender o Noroeste de Minas Gerais e levar a justiça aos rincões das Minas Gerais. "Essa iniciativa é muito importante para aproximar a Justiça Federal da população mais carente e que precisam dos direitos previdenciários. As pessoas tinham que se deslocar até Paracatu, que fica a mais de 100 quilômetros. São pessoas humildes, que não têm condições financeiras. Isso levava a terem um gasto muito grande, e que agora não vão ter mais", comemorou o desembargador federal Grégore Moura.

Retrato de um homem com barba, em vestes formais (terno e gravata), falando em um microfone que está em primeiro plano. Ele está em um ambiente interno com fundo claro.

Para o juiz federal Grigório Carlos dos Santos, a parceria é "importantíssima" e redefine a maneira de distribuir a Justiça. Ele descreveu a UAA como uma política do TRF6 e a conceituou como um "PEDR – Política ou Programa Especial de Distribuição de Renda".

Homem careca, usando óculos e vestes formais (terno e gravata), inclinado sobre um púlpito de madeira enquanto fala em um microfone. Ele está em um ambiente interno com fundo claro, com bandeiras visíveis atrás.

O juiz também falou sobre o impacto econômico e social das UAAs. "As UAAs, unidades avançadas de atendimento, representam dinheiro no bolso do povo. É dinheiro no comércio, dinheiro na indústria, dinheiro circulando na região e maior arrecadação ao município. Todo mundo ganha", afirmou o juiz federal.

A nova Unidade Avançada de Atendimento em João Pinheiro não apenas garante o acesso facilitado da população local e das cidades vizinhas aos serviços da Justiça Federal, mas também promete ser um catalisador para o desenvolvimento e a circulação de riquezas na região.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento.

IMG_8725
Botão voltar