TRF6 participa da cerimônia de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

Grupo de dez pessoas, vestindo trajes formais (alguns com medalhas no pescoço), posam lado a lado em um evento solene com um painel com a imagem de Juscelino Kubitschek ao fundo.

O dia 12 de setembro marca o aniversário de um dos mais importantes políticos de Minas Gerais e do Brasil, Juscelino Kubitschek. Desde 1995, Diamantina, sua terra natal no Vale do Jequitinhonha, homenageia sua vida e obra com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, recomendada a pessoas e entidades que prestam serviços de relevância à sociedade e que contribuam para o fortalecimento das instituições políticas e governamentais, além do desenvolvimento de municípios, do Estado ou do país.

Dentre os agraciados pela Medalha JK/2025, na cerimônia ocorrida no Largo Dom João, próximo à antiga estação ferroviária de Diamantina, alguns foram indicados pelo Tribunal Federal Regional da 6ª Região (TRF6) ao Conselho da Medalha presidido pelo deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Para o desembargador federal Vallisney Oliveira, presidente do TRF6: “É uma alegria muito grande participar desse evento tão importante, em homenagem ao grande herói, grande cidadão, grande empreendedor e grande presidente da República, Juscelino Kubitschek. Aos agraciados, há uma responsabilidade muito grande de seguirem esse dever cívico e patriótico desse grande homem que foi Juscelino. É uma responsabilidade e um sonho de estar aqui em Diamantina, terra natal de JK”.

Um homem de terno cinza coloca uma medalha com fita vermelha e branca no pescoço de um homem de terno azul-marinho durante uma cerimônia.

Outro magistrado do Tribunal agraciado com a Medalha foi o desembargador federal Prado de Vasconcelos, que relembrou sua atuação como promotor de Justiça em Minas Gerais e afirmou que “é uma honra receber a Medalha JK nessa terra que respira liberdade. Que essa medalha, para todos os agraciados, possa servir de inspiração nesse grande líder brasileiro que desejou apenas o bem para todos da nação”.

Dois homens de terno se cumprimentam com um aperto de mãos durante uma cerimônia. Vários outros homens de terno e com medalhas estão ao redor.

O diretor-geral do TRF6, Jânio Mady, que também recebeu a Medalha Juscelino Kubitschek, relembrou a importância da distinção para os servidores do Judiciário e do legado de JK para o país: “É um estadista, uma personalidade mineira que fez diferença no Brasil. Eu sou servidor da Justiça Federal, e como servidor, sendo agraciado, considero um marco muito importante para todos nós, servidores da Justiça Federal de Minas Gerais, porque nós estamos fazendo um serviço de muito benefício para todo o Estado”.

Dois homens de terno e com medalhas no pescoço se cumprimentam com um aperto de mãos durante uma cerimônia. Outros homens de uniforme militar e traje social estão ao fundo.

Além dos desembargadores Vallisney Oliveira e Prado de Vasconcelos, e do servidor Jânio Mady dos Santos, receberam a medalha JK os desembargadores federais Grégore Moreira de Moura e Marcelo Dolzany da Costa, as juízas federais Ana Paula Rodrigues Mathias e Cristiane Miranda Botelho, o desembargador João Batista Gomes Moreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a desembargadora Denise Alves Horta, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), e Vander Francisco Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A cerimônia de entrega da medalha JK, dividida em graus (Grande Medalha e Medalha de Honra) contou com honrarias militares e foi conduzida pelo governador do Estado, Romeu Zema, e seu vice, Mateus Simões. O legado de Kubitschek foi ressaltado em todos os discursos proferidos durante a solenidade de aniversário desse grande estadista.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento.

IMG_0521

Botão voltar