Justiça Federal mineira debate uso ético de Inteligência Artificial em congresso em BH

Uma foto de um grande grupo de pessoas em um salão ou auditório, todas em trajes sociais formais (ternos ou vestidos). O chão é coberto por um tapete azul com um padrão geométrico de linhas brancas.

Começou na manhã desta segunda-feira (22/9/2025), em Belo Horizonte (Minas Gerais), o congresso “Inteligência Artificial no Poder Judiciário”. O evento, promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho de Justiça Federal, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) e a Escola da Magistratura da 6ª Região, segue até terça (23) e conta com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg) e do Centro Universitário Dom Helder.

O foco do seminário é a Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para o uso da Inteligência Artificial no sistema de Justiça, com ênfase na inovação aliada à preservação de direitos fundamentais e da centralidade humana. A programação inclui painéis, oficinas temáticas e debates sobre boas práticas tecnológicas.

Presidente do TRF6 estimula boas práticas de inteligência artificial no Judiciário

O presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, enfatizou o papel central da Inteligência Artificial (IA) na vida moderna e no Judiciário, declarando, de forma descontraída, que a sociedade não viverá mais "sem o creme dental e sem inteligência artificial". Ao abordar a IA como um grande desafio, ele reconheceu a existência de inúmeros projetos na área, mas sublinhou a necessidade de colocar esses projetos em prática.

Um homem de meia-idade, vestindo terno escuro e gravata preta estampada, falando em um microfone de mão. Ele usa um broche na lapela direita. O fundo está desfocado e escuro, com reflexos de luzes azuis e brancas.

Para o desembargador federal e presidente do TRF6, o congresso contribui significativamente para que haja uma certa uniformidade entre os tribunais, destacando o papel essencial do CJF, do CNJ e das escolas da Magistratura. Ele defendeu a importância de promover o "cooperativismo de boas práticas", em contraponto aos projetos isolados de cada Tribunal. 

Já a desembargadora federal Mônica Sifuentes destacou que o objetivo do TRF6 é oferecer à sociedade um novo modelo de Justiça, marcado por um processo eletrônico eficaz (eproc) que garanta segurança, eficácia e, sobretudo, justiça para o jurisdicionado. Sifuentes classificou a realização do evento como o "coroamento" de todo o trabalho realizado pelo Tribunal, que está sob a atual presidência do desembargador federal Vallisney Oliveira.

Uma mulher de meia-idade, vestindo uma blusa escura de bolinhas claras, falando em um microfone de mão. Ela usa óculos de aro claro e brincos de argola. O fundo está escuro e desfocado.

Dia de debates

A conferência “O Poder Judiciário Brasileiro na Era da Inteligência Artificial: Desafios e Perspectivas”, foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas na abertura do evento. 

Na sequência, os debates seguiram para o primeiro painel, que discutiu a Resolução CNJ n. 615/2025. 

Três oficinas foram realizadas em grupos sobre o tema "Como aplicar a Inteligência Artificial nas Atividades Jurisdicionais?"

Mesa de honra

Participaram do evento: o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Vilas Boas; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luís Carlos de Azevedo Correa Júnior; a diretora da Escola de Magistratura Federal e Revista do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o reitor do Centro Universitário Dom Hélder, Padre Paulo Humberto Stumpf; o defensor público-geral federal Leonardo Magalhães; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, juiz federal Caio Marinho; e o presidente da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais, juiz federal Mário de Paula Franco Júnior.

Uma foto de grupo com sete pessoas (seis homens e uma mulher) em trajes sociais formais, em pé na primeira fila. O terceiro homem da esquerda para a direita segura uma placa ou certificado emoldurado. A mulher veste um vestido longo estampado. Todos estão olhando para a câmera. Ao fundo, uma grande plateia de pessoas também em trajes formais está sentada em fileiras ascendentes. O chão é coberto por um tapete azul com padrão geométrico de linhas brancas.

Também participaram, pelo TRF6: o desembargador federal do TRF6, Pedro Felipe Santos, coordenador científico do evento; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Vânila Cardoso André de Moraes, coordenadora executiva do evento; o juiz federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Otávio Henrique Martins, coordenador executivo do evento; o desembargador federal Ricardo Machado Rabelo, vice-presidente e corregedor regional da Justiça Federal da 6ª Região; o desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria, vice-diretor da Escola de Magistratura e Revista do TRF6; e o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady.

Participaram também virtualmente: autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, magistrados e magistradas, membros do Ministério Público, servidores e servidoras da Justiça Federal, colaboradores e colaboradoras do Centro Universitário Dom Hélder, além de dirigentes de instituições privadas e membros de organizações não governamentais. 

O evento encerra-se nesta terça-feira (23) com a aprovação da Carta de Belo Horizonte, documento que orientará o uso ético e sustentável da IA no Judiciário brasileiro.

Judiciário aposta na inteligência artificial para modernizar a Justiça

O congresso representa um passo importante na modernização do sistema judiciário, ao promover o debate qualificado sobre o uso da inteligência artificial no âmbito da Justiça. 

Ao reunir especialistas, magistrados e instituições de destaque, o evento reforça o compromisso do Judiciário com a inovação, a eficiência e o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento.

IMG_1711

Botão voltar