TRF6 apoia a iniciativa de enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho infantil

Banner de conscientização com uma imagem em foco no lado esquerdo de uma mão aberta estendida em sinal de pare, cobrindo parcialmente o rosto de uma pessoa (mulher, em foco suave), que veste uma camiseta cinza. O ambiente é escuro com um tom esverdeado.

O texto no lado direito, em branco e com a data em verde claro, diz:

23 DE SETEMBRO

Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
A imagem promove a conscientização sobre o tema.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) manifesta seu apoio à iniciativa “Tráfico de Pessoas e Trabalho Infantil: graves violações invisibilizadas que precisam ser enfrentadas”, promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI).

A ação destaca a relação direta entre o tráfico de pessoas e as piores formas de trabalho infantil, chamando atenção para a urgência do enfrentamento dessas violações que comprometem direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

As datas de 23 de setembro – Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças – e 30 de setembro – Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – são marcos importantes para mobilizar a sociedade e o poder público em defesa da proteção integral da infância e da juventude.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), um terço das vítimas de tráfico de pessoas no mundo são crianças, exploradas principalmente no trabalho forçado, no tráfico de drogas e na exploração sexual comercial. No Brasil, dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que adolescentes figuram entre os grupos mais vulneráveis, em especial em regiões de fronteira, áreas rurais e contextos urbanos de pobreza extrema.

Ao reafirmar seu compromisso com a defesa da dignidade da pessoa humana e a proteção dos direitos fundamentais, o TRF6 se soma ao FNPETI e às instituições parceiras na conscientização e na busca por soluções conjuntas para prevenir e erradicar o tráfico de pessoas e o trabalho infantil.

Canais de denúncia:

Com informações do FNPETI

Botão voltar