ASESA visita aterro sanitário na região metropolitana de Belo Horizonte

Foto de um grupo de pessoas em pé, posando para a câmera.

O grupo está vestido com roupas casuais (camisetas, camisas polo, jeans e tênis), e a maioria está usando óculos de sol. Eles estão sobre um piso de pedras.

O fundo da imagem é uma vista panorâmica de uma paisagem urbana/rural distante, sob um céu parcialmente nublado.

Como parte das ações de fortalecimento da Rede Sustenta Minas, a Assessoria Especial da Presidência para Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASESA) do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) participou, na última sexta-feira (19/09), de uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará, responsável pelo processamento dos resíduos sólidos urbanos de Belo Horizonte e região metropolitana.

O objetivo da visita foi sensibilizar os participantes e estimular reflexões sobre o impacto da geração de resíduos no cotidiano, além de oferecer um espaço de diálogo e aprendizado sobre os desafios e as boas práticas relacionadas à gestão de resíduos sólidos. O Aterro de Macaúbas recebe cerca de 4 mil toneladas de lixo por dia, sendo o terceiro maior do país.

A atividade foi promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), por meio do programa “Além da Lixeira”, que incentiva a redução do uso de plásticos descartáveis e a coleta seletiva na Justiça do Trabalho.

De acordo com a assessora-chefe da ASESA, Mariluce dos Santos, “momentos como esse reforçam a importância da articulação interinstitucional e da troca de experiências para a construção de soluções conjuntas, alinhadas aos princípios da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental na gestão pública. Os conhecimentos adquiridos serão muito importantes para o aprimoramento do GerMinas – Programa de Coleta Seletiva do TRF6”.

Além do TRT-MG e do TRF6, participaram da iniciativa representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), da Advocacia-Geral da União (AGU), do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Foto de grupo em um ambiente interno, posando em dois níveis (primeiro plano no chão e segundo plano em um pequeno tablado).

O grupo de pessoas estão vestidas com roupas casuais (jeans e camisetas/blusas), com exceção de um homem no centro, que veste uniforme social (calça e camisa social azul clara com crachá).

Botão voltar