
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) celebra, neste 5 de novembro, os 148 anos de Manhuaçu. Localizada na Zona da Mata mineira, a aproximadamente 280 km de Belo Horizonte, a cidade não comemora apenas mais um ano de existência, mas também sua importância na história de Minas Gerais.
Em maio de 1896, o coronel Serafim Tibúrcio da Costa, então prefeito, proclamou a independência do município e fundou a chamada República de Manhuaçu. Na ocasião, foi criada uma moeda própria, o “boró”, e o coronel assumiu o controle da região. A palavra boró tem origem tupi-guarani e significa “peso” — termo usado como nome de moedas em diversos países da América Latina.
O episódio marcou a história mineira. Um dos reflexos foi a mudança da capital do estado de Ouro Preto para Belo Horizonte. Embora a decisão já tivesse sido tomada em 1893, a rebelião em Manhuaçu contribuiu para acelerar o processo de transferência.
Em junho de 2011, foi instalada a Subseção Judiciária de Manhuaçu, com vara federal única. A criação da unidade aproximou a Justiça Federal de cerca de 500 mil habitantes da região, ampliando o acesso à justiça e fortalecendo a presença institucional do TRF6 no interior de Minas Gerais.
O TRF6 se orgulha de fazer parte da história de Manhuaçu e parabeniza todos os cidadãos e cidadãs manhuaçuenses por esta data especial.
