TRF6 participa do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ

Cinco homens trajando terno e gravata, todos utilizando crachás de identificação, estão sentados lado a lado em um auditório com poltronas verdes. O homem posicionado na extremidade direita segura um livreto colorido.
Da esq. para a dir.: presidente do TRF3, desembargador federal Luis Carlos Hiroki Muta; presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira; presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado; presidente do TRF4, desembargador federal João Batista Pinto Silveira; presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) participa do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), realizado nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025, em Florianópolis/SC, evento que reúne a alta administração dos tribunais e áreas estratégicas para discutir prioridades, resultados e os rumos da Justiça brasileira.

Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ENPJ tem como objetivos avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, aprovar as Metas Nacionais e Específicas para 2026 e divulgar os tribunais agraciados com o Prêmio CNJ de Qualidade 2025, fortalecendo a cultura de planejamento, monitoramento e transparência na prestação jurisdicional.

O 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário ocorre em um palco com autoridades sentadas à mesa e um palestrante na tribuna. O telão ao fundo exibe o título do evento em Florianópolis, um intérprete de Libras e a transmissão simultânea da fala.
Fotos: Rômulo Serpa e Luiz Silveira/CNJ

A programação contempla debates sobre desafios contemporâneos e perspectivas de evolução do sistema de Justiça, incluindo o anúncio das metas para 2026 e a discussão de macrodesafios do Judiciário para 2027–2032, reforçando a governança colaborativa como caminho para resultados mais consistentes e alinhados às necessidades da sociedade.

No âmbito da agenda institucional do encontro, ocorreu reunião dos presidentes de tribunais com o ministro Edson Fachin, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ. Na ocasião, o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, destacou as dificuldades enfrentadas pelo Tribunal, especialmente a ausência de dados estatísticos fiéis e atualizados, bem como o quadro reduzido de servidores em comparação com outros tribunais federais, fatores que impactam diretamente a gestão estratégica e o acompanhamento das metas nacionais. Ainda assim, reafirmou o compromisso de envidar todos os esforços para que, em 2026, o TRF6 avance significativamente no cumprimento das metas estabelecidas, superando desafios estruturais e fortalecendo a entrega jurisdicional à sociedade.

Uma reunião formal ocorre em uma sala branca, onde cerca de dez pessoas em trajes executivos estão sentadas ao redor de uma mesa retangular branca com documentos. No canto direito, há uma mesa de apoio com lanches e café, enquanto os participantes discutem temas institucionais.
Foto: Luiz Silveira/CNJ

Ao participar do 19º ENPJ, o TRF6 reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da gestão judiciária e com a disseminação das metas nacionais, reconhecendo que uma Justiça eficiente, transparente e responsiva contribui para o fortalecimento do Estado de Direito e para a proteção da democracia — valores tão importantes a serem salvaguardados pelo Judiciário.

Estiveram presentes no evento representando o TRF6 e confirmando seu compromisso com uma gestão colaborativa e participativa, com as metas do CNJ e com o planejamento estratégico do Tribunal: o presidente Vallisney Oliveira; o secretário-geral da Presidência, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento; a juíza auxiliar da Presidência, Carmen Elizângela Dias Moreira Resende; o juiz auxiliar da Corregedoria, Lucílio Linhares Perdigão Morais; o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady dos Santos; o chefe da Assessoria Especial da Presidência, Antônio Enoque Neto; a chefe de gabinete de apoio à Corregedoria, Renata Lúcia Pimenta; a assessora-chefe da ASGEM, Karina Medeiros de Abreu; a diretora do NUPLE, Silene Soares Lemos; o supervisor do NUCID, Ricardo Luiz Corrêa; e os APJs Mozar Reis e Marcelo Pereira.

Botão voltar