Nota de pesar - falecimento do ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região, por meio da Presidente desembargadora federal Mônica Sifuentes, manifesta profundo pesar pelo falecimento do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), o mineiro Sepúlveda Pertence, de 85 anos, ocorrido neste domingo, dia 2 de julho.

O velório será no salão branco do STF nesta segunda-feira (3 de julho), a partir das 10 horas e o sepultamento será na ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, às 16h30min.

Nascido na cidade mineira de Sabará, formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais. Fez curso de mestrado na Universidade de Brasília, onde foi professor. Aprovado em primeiro lugar no concurso público para o Ministério Público do Distrito Federal, foi aposentado pela Junta Militar com base no AI-5.

Indicado Procurador-Geral da República em 1985, deixou a função para assumir o cargo de Ministro da Suprema Corte em 1989, nomeado pelo Presidente José Sarney. Teve papel relevante na Anistia após a ditadura militar e na Assembleia Constituinte em 1987.

Presidiu o Supremo Tribunal Federal entre 1995 e 1997, tendo se aposentado em 2007. Continuou a se dedicar ao Direito e voltou ao exercício da Advocacia.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região presta solidariedade à família e aos amigos do Ministro.

Botão voltar