Na tarde do dia 10 de agosto, a artista gaúcha Márcia Selister apresentou um monólogo descontraído em que refletia sobre a chegada do climatério na vida das mulheres. Com isso, o TRF6 encerrou com sucesso a Semana de Atenção à Saúde da Mulher, a qual começou no dia 7, com a palestra da escritora mineira Cris Pàz falando sobre etarismo e longevidade. O evento foi realizado na sede da corte federal mineira, em Belo Horizonte, e trouxe uma programação voltada para o bem-estar de seus servidores, em especial das mulheres.
"Amadurecemos para envelhecer ou envelhecemos para amadurecer?", provocou a certa altura a artista, ao narrar episódios marcantes de sua própria vida. Já Cris Pàz aproveitou a oportunidade para destacar o caráter inovador da iniciativa, ao promover um evento sobre climatério, algo a seu ver raro nos dias atuais. "Eu entrei na menopausa aos 47, vou fazer 53 anos na semana que vem, e eu só entendi o que era a menopausa tem mais ou menos um ano. Passou um caminhão em cima de mim e eu não anotei a placa. Eu só entendi uma série de coisas que estavam acontecendo comigo depois que já tinham passado", reconheceu ela com bom humor durante a palestra.
A abertura do evento contou com a participação de Cristina Aguiar, subsecretária da SUASA, que saudou os presentes, e Andreia Rego, diretora da SECGP. Em seguida, Bene-Zaete Freitas leu um discurso da desembargadora federal Mônica Sifuentes, Presidente do TRF6, que não pôde estar presente por estar em plenária no momento. "Convido todas as mulheres a tirarem o véu da vergonha em torno do climatério. Ele pode ser um período de descobertas, de paz e reencontro pleno e bem significativo".
O evento contou ainda com outros dois palestrantes, um ginecologista e uma fisioterapeuta. Toda a programação foi transmitida via plataforma Teams para participantes externos.