TRF6 divulga programa de pós-doutoramento para pessoas negras

Imagem colorida de um homem negro segurando vários livros na mão esquerda.

Por meio de seu Comitê de Equidade Racial, o TRF6 vem divulgar um programa de pós-doutoramento da USP (Universidade de São Paulo) voltado para pesquisadores negros. Na presente edição, serão concedidas 50 bolsas com a duração de 12 meses. Elas poderão ainda ser prorrogadas por igual período a critério da PRIP (Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento) e de acordo com a disponibilidade de recursos da instituição.

Poderão candidatar-se às bolsas pesquisadores brasileiros (mulheres e homens), que possuam traços característicos de pessoas negras ou pardas, portadoras de título de doutorado com data de defesa anterior à data limite de submissão das candidaturas. Posteriormente, as propostas serão analisadas por uma comissão instituída pela pró-reitoria da USP, e a confirmação da autodeclaração de pertença racial dos postulantes será feita por uma Comissão de Heteroidentificação.

O objetivo da iniciativa é aumentar as chances de diversidade racial e de gênero para candidatos a vagas de professor em universidades brasileiras, em especial na USP.

Para mais detalhes, acesse aqui.

Botão voltar