A juíza federal auxiliar à Presidência do TRF6 Vânila Moraes participou do I Encontro Nacional dos Centros Locais de Inteligência da Justiça Federal, realizado entre os dias 23 e 24 de abril na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. Promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o evento teve como objetivo desenvolver fluxos de trabalho para uma atuação mais eficiente e integrada dos centros locais de inteligência, fortalecendo a gestão de precedentes, o monitoramento de demandas e a atuação em rede para a prevenção de conflitos.
A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, esteve presente durante a abertura do encontro, o qual afirmou ser um “momento histórico” vivido pelos centros de inteligência. “Este evento do CJF tende a se repetir no futuro e ser cada vez mais replicado, porque todos nós, tanto a Justiça Estadual como a Justiça Federal, buscamos o mesmo objetivo: o atendimento ao cidadão.”
Ao lado de outras autoridades judiciárias como a desembargadora federal do TRF4 Taís Ferraz, Vânila Moraes foi uma das coordenadoras científicas do encontro. Para ela, os centros locais de inteligência se tornaram hoje um espaço especial para a magistratura de primeiro grau. “Temos um espaço para trabalhar em conjunto e um lugar de fala junto ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, para levar o olhar de quem está na linha de frente na prestação jurisdicional”, destacou.
Durante o encontro, houve oficinas e a apresentação de resultados, e temas como demandas predatórias, vícios construtivos e instrução concentrada fizeram parte das discussões levantadas.
Fonte: CJF