A Seção Judiciária do Tocantins comemorou 32 anos de serviços à comunidade. Na cerimônia solene, que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (16/5/2024), um dos homenageados foi o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) Marcelo Dolzany. Ele foi diretor do Foro da Seção Judiciária Tocantins (SJTO). Além dele, também foram homenageados os ex-diretores: o desembargador federal do TRF1, Marcelo Albernaz; e os juízes federais que atuam atualmente em Brasília (DF), Cleberson Rocha e José Márcio da Silveira e Silva. O evento aconteceu na Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), em Palmas.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Gomes Moreira, também foi homenageado. Ele foi o primeiro diretor do foro da Seção Judiciária do Tocantins, em 1992, há 32 anos, quando ainda era juiz federal.
Outro momento marcante na comemoração dos 32 anos da Justiça Federal no Tocantins foi a homenagem aos servidores por tempo de serviços prestados à população tocantinense. Na ocasião, 53 servidores receberam honrarias pela atuação nos últimos 10, 20 e 30 anos.
Em 8 de maio de 1992, a Justiça Federal iniciou suas atividades no Tocantins, com a apresentação da Seção Judiciária em Palmas, sob a liderança do juiz federal, atual desembargador federal, João Batista Gomes Moreira (o primeiro diretor do Foro). Em 26 de julho de 1992, a magistrada Ionilda Maria Carneiro Pires tornou-se a primeira juíza federal da Justiça Federal – Seção Judiciária do Tocantins (SJTO).
A sede da Justiça Federal foi o primeiro órgão público federal a se instalar na nova capital do Tocantins. Atualmente, em Palmas, existem cinco varas federais e uma Turma Recursal. Araguaína possui duas varas na Subseção Judiciária, enquanto a região sul do Estado é atendida pela Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi.
O TRF6 parabeniza a Seção Judiciária do Tocantins pela sua trajetória jurídica, destacando-se pela dedicação e excelência no serviço prestado à população ao longo desses 32 anos.