A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais elegeu, nesta terça-feira (11), seu novo ouvidor eleitoral utilizando urna eletrônica. O desembargador federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, da classe juiz federal, foi escolhido por unanimidade. A juíza Flávia Birchal foi eleita como ouvidora substituta. Ambos assumirão seus cargos em breve, com mandatos até junho de 2025.
O desembargador Miguel Angelo expressou sua gratidão pela confiança depositada pelos membros da Corte e enfatizou a importância de suas funções, especialmente em um ano de eleições municipais. Ele destacou a relevância de cumprir as metas do CNJ e do TSE e garantiu que a estrutura da Ouvidoria está preparada para bem atender ao cidadão e enfrentar os desafios. "O papel da Ouvidoria é essencial, pois centraliza denúncias e reclamações relacionadas aos serviços eleitorais prestados pelo Tribunal e suas zonas eleitorais", afirmou o novo ouvidor.
Os novos ouvidores foram cumprimentados pelos membros da Corte, com manifestações do procurador regional eleitoral auxiliar, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho, e do advogado Mauro Jorge de Paula Bonfim, representando a OAB/MG.
Natural de Belo Horizonte, Miguel Angelo é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Atuou como advogado de 1989 a 1997 e foi vereador em Nova Era/MG de 1989 a 1992. Ingressou na magistratura federal em Belo Horizonte em 1997 e foi promovido a desembargador do TRF6 em setembro de 2022. Entre 2014 e 2016, foi diretor do Foro da Justiça Federal de primeiro grau em Minas Gerais e faz parte da Corte Eleitoral mineira desde outubro de 2023.
Com informações TRE/MG