TRF 6ª Região empossa nova gestão para o biênio 2024-2026

Crédito: Nélio Rodrigues

O desembargador federal Vallisney de Souza assumiu nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, a Presidência do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) para um mandato de dois anos. Para a gestão administrativa do mais novo entre os seis Tribunais Regionais do país, com jurisdição sob 853 municípios mineiros, o magistrado terá ao seu lado o desembargador federal Ricardo Rabelo, empossado no cargo de vice-presidente e corregedor regional da Justiça Federal da 6ª Região.

A cerimônia de posse dos novos dirigentes, realizada no Palácio das Artes em Belo Horizonte reuniu autoridades das três esferas do Poder, nos níveis federal, estadual e municipal, representantes do Ministério Público, de entidades de classes e de associações, e foi conduzida pela então presidente, desembargadora federal Mônica Sifuentes.

Crédito: Nélio Rodrigues

A presidente Mônica Sifuentes agradeceu nominalmente os integrantes de sua equipe pelo desempenho de suas funções na administração do Tribunal durante o último biênio e começou sua fala citando um poema da mineira de Divinóplolis, Adélia Prado, recentemente agraciada com o prêmio Camões. "Concordo com ela em quase tudo, exceto sobre a dúvida quanto à existência do parto sem dor. Não existe parto sem dor, como sabe qualquer mãe; até mesmo a anestesia da cesariana dói. O nascimento deste Tribunal, que completou dois anos em 19 de agosto, não foi diferente, marcado por desafios e dores próprias de um processo de criação."

A magistrada também fez referência ao tenista Roger Federer, recentemente agraciado com o título de doutor honorário em humanidades, não só pelo seu desempenho extraordinário nas quadras, mas também pelo trabalho social que realiza na África do Sul. Em seu discurso de formatura, pontuou a desembargadora " ele enfatizou que a vitória sem esforço é um mito; tudo exige trabalho duro. Enquanto o ouvia, refletia sobre como essa verdade se aplica à nossa jornada coletiva na criação e instalação do TRF6. Enfrentamos muitos desafios, cometemos erros, mas, como no tênis e na vida, cada passo do processo foi fundamental para alcançar o que construímos".

Crédito: Nélio Rodrigues

Após ser empossado como o novo presidente do TRF6 o desembargador federal Vallisney de Souza destacou a trajetória e os desafios enfrentados pelo Tribunal desde sua criação. Ele ressaltou o papel transformador que o TRF6 desempenhou nos últimos dois anos, sublinhando a importância da Justiça Federal e a visão otimista quanto ao futuro da justiça no Brasil. Esse momento também foi uma oportunidade para homenagear aqueles que contribuíram para a consolidação do tribunal, incluindo membros da AJUFEMG e figuras políticas como os ministros João Otávio de Noronha e Humberto Martins, além do Senador Rodrigo Pacheco.

O presidente expressou gratidão pela gestão anterior e delineou os principais objetivos para sua administração, focando na necessidade de uma justiça rápida, eficiente e acessível. Ele também mencionou os desafios técnicos e estruturais enfrentados pelo Tribunal, como a falta de recursos e a necessidade de melhorias no sistema de informática. O discurso foi encerrado com uma visão inspiradora para o futuro, evocando a imagem de um "diamante a ser contemplado", e reiterando o compromisso com a administração transparente e a melhoria contínua da prestação jurisdicional. A analogia poética usada para descrever a justiça como uma rocha situada no alto de um monte reflete a aspiração de superar obstáculos para alcançar a excelência na jurisdição e administração.

Crédito: Nélio Rodrigues

Sobre os novos dirigentes do TRF6

Presidente - o desembargador federal Vallisney de Oliveira é natural de Benjamin Constant, Amazonas, tem uma trajetória jurídica marcada por extensa atuação na Justiça Federal, onde iniciou como juiz na 2ª Vara Federal do Amazonas, além de ter sido Diretor do Foro da Seção Judiciária do estado por dois mandatos. Atuou também em Roraima e Brasília, destacando-se na 10ª Vara Federal, especializada em crimes de lavagem de dinheiro e organizações criminosas.Vallisney de Oliveira foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, juiz federal convocado no TRF1 e instrutor no STJ. Antes da Justiça Federal, atuou como Procurador da República no Espírito Santo, Promotor de Justiça no Amazonas e Fiscal de Tributos em Manaus. É Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP, autor de livros jurídicos, e atualmente Professor de Direito na UFMG.

Vice-presidente e corregedor regional - o desembargador federal Ricardo Machado Rabelo, natural de Belo Horizonte, tem uma carreira sólida no serviço à Justiça Federal, iniciada em 1991. Com passagens por Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Uberlândia e Belo Horizonte, consolidou-se como juiz federal titular, atuando em Varas de grande importância. Em 2005, foi nomeado Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, onde se destacou pela modernização dos serviços judiciais. Atuou na Turma Recursal do Juizado Especial Federal. Foi membro substituto e efetivo do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2010 a 2012. Assumiu a coordenação do Centro de Conciliação por dois anos. No TRF6, desde 2022, preside a 4ª Turma e coordena a Mesa de Repactuação do Caso Mariana. Formado em Direito pela PUC Minas, com especialização em Direito de Empresas pela Fundação Dom Cabral, sua atuação é marcada por uma visão técnica e conciliatória.

Presenças

Participaram presencialmente da cerimônia os desembargadores federais do TRF6:Miguel Ângelo, Grégore Moura, Lincoln Rodrigues de Faria, Prado de Vasconcelos, Dolzany da Costa, Álvaro Ricardo de Souza Cruz, Klaus Kuschel, Luciana Pinheiro Costa, Boson Gambogi, Pedro Felipe de Oliveira Santos, Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho e virtualmente os seguintes desembargadores: Edilson Vitorelli Diniz Lima, Simone S Lemos e Rollo D'Oliveira.

Crédito: Nélio Rodrigues

Além de desembargadores do TRF6, a solenidade contou com a presença, compondo a mesa de honra, do presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti Cruz, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Afrânio Vilela, ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Luiz Phillippe Vieira de Mello Filho, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Luiz Carlos Corrêa Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Ramon Tácio, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Denise Horta, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Jadir Silva, procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 6ª Região, Patrick Salgado Martins, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, Sérgio Leonardo, Defensor Público-Geral Federal, Leonardo Cardoso de Magalhães.

Crédito: Nélio Rodrigues

Também participaram da cerimônia: juiz federal convocado do TRF6, Glaucio Ferreira Maciel Gonçalves, presidente da AJUFEMG, juíza federal, Geneviève Grossi, desembargador federal aposentado Plauto Cruz, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal João Batista Moreira, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Morais Da Rocha, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Rui Gonçalves, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Desembargador Federal Carlos Muta, corregedora regional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Vânia Hack de Almeida, Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, entre outras autoridades.

A Banda de Música do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro executou o Hino Nacional, no início da solenidade, e também apresentou uma bela interpretação da música "Um Novo Tempo" de Ivan Lins, que encerrou o evento. Uma participação importante para celebrar este momento especial.

Crédito: Nélio Rodrigues

Confira a cobertura da sessão solene que foi transmitida em tempo real pelo canal do TRF 6ª Região no Youtube, e em nossas redes sociais, Instagram e Facebook.

Botão voltar