O Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais do TRF6 tem novo diretor, em 18 de outubro foi empossado o juiz federal, José Carlos Machado no cargo de diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, em solenidade realizada no Salão de Eventos do Plenário do TRF6. Compuseram a mesa de honra o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, o vice-presidente e corregedor regional do TRF6, desembargador federal Ricardo Machado Rabelo, o secretário-geral da presidência do TRF6, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento, o procurador-chefe substituto da Procuradoria em Minas Gerais, Ângelo Jardim, o juiz federal José Carlos Machado Junior, e o juiz federal Grigório Carlos dos Santos, que foi empossado como vice-diretor do Foro Seção Judiciária de Minas Gerais. Dezenas de autoridades e personalidades, entre juízes, desembargadores, procuradores, policiais federais e militares, advogados e professores estiveram presentes, além de familiares e amigos dos empossados.
O juiz federal José Carlos Machado Júnior, em seu discurso de posse, observou que os tempos da pandemia de Covid-19 deixaram lições valiosas para a prestação jurisdicional, como a capacidade de adaptação rápida ao uso de recursos tecnológicos, o que garantiu o funcionamento e o acesso ao Poder Judiciário de forma mais célere às demandas do jurisdicionado. “Cabe a todos nós, no exercício da função administrativa, aprimorarmos e ampliarmos o serviço que prestamos, garantindo que ele esteja disponível para cada cidadão de forma ainda mais acolhedora, mais eficaz e mais justa. Caminhando pelos corredores dos edifícios da Justiça Federal aqui em Belo Horizonte, sempre observo as fotos dos nossos ex-diretores. Cada uma dessas fotografias representa uma gestão, mas também representa um legado de contribuições inestimáveis para a construção contínua da Justiça Federal em Minas Gerais. A trajetória de cada um desses ex-diretores e ex-diretoras nos lembra que a prestação jurisdicional é uma obra coletiva e em constante evolução e que o seu aperfeiçoamento é um processo dinâmico”, declarou o juiz José Carlos.
O presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, destacou que ser diretor do Foro é uma atividade desafiadora, porque envolve lidar com a área administrativa. “E nós não fomos formados para isso, nosso concurso não teve essa matéria de administração, e eu fico feliz porque o diretor José Carlos é um professor de Direito Administrativo e um juiz que tem uma vida também acadêmica no magistério, conhece bem os princípios constitucionais do Direito Administrativo”, ressaltou o presidente. Sobre o vice-diretor do Foro, Grigório Carlos dos Santos, o presidente Vallisney Oliveira observou que é um servidor da casa com larga experiência. “Eu tive a honra de conviver com o Grigório no tribunal das Turmas Suplementares, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, onde passamos mais de um ano, um magistrado, sempre muito dedicado ás suas atividades. Então eu fico feliz porque a Seção Judiciária de Minas Gerais está em boas mãos”, concluiu o presidente do TRF6.
Com a posse do juiz federal José Carlos Machado Júnior como diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais e do juiz federal Grigório Carlos dos Santos como vice-diretor, o TRF6 reafirma seu propósito por uma gestão eficiente e voltada para a modernização dos serviços judiciários. As palavras dos empossados e do presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, refletem o espírito de continuidade e inovação que marca a trajetória da Justiça Federal em Minas Gerais, destacando a importância da experiência, do conhecimento e da dedicação na construção de um Judiciário cada vez mais acessível e eficaz para a sociedade.