O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, participou na tarde desta segunda-feira (18/11/24) da solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont. O evento foi realizado na Villa Foncá, no município situado na Zona da Mata que leva o nome do mineiro que inventou o avião: Santos Dumont. Pelo TRF6, além do presidente Vallisney Oliveira, receberam a medalha: a desembargadora federal Simone Lemos e a juíza federal Geneviève Orsi. O presidente recebeu a comenda no grau ouro e integrou o Conselho Permanente da Medalha Santos Dumont.
Homenageadas
Para a desembargadora Simone Lemos, receber a condecoração representa um momento de renovar sonhos. “Tenho a esperança de que este momento de condecoração inspire os mais novos a sonhar, a ter um ideal a realizar”, relatou a magistrada que recebeu a medalha no grau ouro.
Já a juíza federal Geneviève Orsi, também homenageada, chamou a atenção para a forte presença das mulheres na cerimônia de entrega das medalhas. “É muito importante esse reconhecimento do trabalho feminino no Judiciário e em outras instituições do Executivo e do Legislativo. As mulheres estão alcançando um espaço cada vez maior”, comemorou a juíza federal, que recebeu a medalha no grau bronze.
Nas nuvens com Dumont
Outro homenageado com a medalha no Grau Bronze, foi o fotógrafo, designer e diretor de criação Rodrigo Câmara. Ele é o curador da exposição “Nas nuvens com Dumont”, que levou ao público uma coleção com 15 miniaturas de aeronaves para contar a história profissional e pessoal do inventor Santos Dumont.
O curador, em tom bem-humorado, afirmou que, antes de ser um brasileiro, Alberto Santos Dumont era um mineiro. "Ele é um mineiro extraordinário que levou a bandeira do Brasil para a Europa. Foi emocionante ver as bandeiras do Brasil e da França juntas, celebrando um feito de um brasileiro", destacou.
Autoridades
O evento também contou com a presença do desembargador federal Boson Gambogi; do secretário-geral do TRF6, Antônio Francisco do Nascimento; do diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, José Carlos Machado; do diretor-geral do TRF6, Jânio Santos; do diretor da Secretaria Administrativa do TRF6, Raimundo Ferreira e do diretor da Subseção Judiciária de Juiz de Fora, Renato Grizotti. Além deles, estavam presentes o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, entre outras autoridades.
Condecoração
De acordo com o Executivo de Minas, a condecoração foi concedida este ano a 130 pessoas ou instituições em três graus: Ouro, Prata e Bronze. Não houve indicação para o Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e capitais e ministros.
A honraria foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano. O objetivo é comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada do que o ar, o 14-Bis, realizado em outubro de 1906 em Paris, na França, por Alberto Santos Dumont. Por isso ele é considerado o Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira. Em 2024 são lembrados os 151 anos de seu nascimento.
A criatividade do mineiro
Da mente do inventor Alberto Santos Dumont surgiram várias ideias para facilitar a vida da sociedade e da indústria, desde chuveiro de água quente ao 14-Bis.
Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 na então cidade de Palmira, na Zona da Mata mineira. O município acabou rebatizado e recebeu o nome justamente de seu filho mais ilustre: Santos Dumont. Santos Dumont está situada a cerca de 210 quilômetros da capital Belo Horizonte.
Confira abaixo a galeria de fotos do evento.