TRF6 participa de reunião sobre conflitos fundiários

Encontro reuniu representantes do Judiciário para tratar de soluções conjuntas para impasses agrários em Minas Gerais

Nesta imagem há três homens brancos de terno e gravata sentados atrás de uma mesa. Eles estão conversando entre si.

Na última segunda-feira, 24 de março, o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, e o desembargador federal Prado de Vasconcelos participaram da reunião da Comissão de Solução de Conflitos Fundiários. O encontro foi realizado no Plenário do Órgão Especial, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Instituída pelo TJMG em dezembro de 2022, a Comissão de Solução de Conflitos Fundiários (CSCF) tem como finalidade atuar na mediação de litígios fundiários rurais e urbanos de natureza coletiva. O TRF6 integra a comissão e é representado pelo desembargador federal Prado de Vasconcelos, que também preside a Comissão Regional de Soluções Fundiárias da Justiça Federal da 6ª Região. O secretário-geral do TRF6, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento também estava presente na reunião.

Durante o encontro, o desembargador Prado de Vasconcelos destacou o caráter inovador da iniciativa. “O que estamos fazendo em Minas Gerais é algo absolutamente inovador, uma cooperação entre o TJMG, o TRF6 e o CNJ, que possibilita uma atuação conjunta na solução de um impasse que já perdura há mais de duas décadas”, afirmou. Ele enfatizou que a meta é promover a pacificação dos conflitos agrários em todo o estado.

O presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, também ressaltou a relevância da reunião, destacando o trabalho integrado das instituições. “A articulação entre as comissões do TRF6, do TJMG e do CNJ é fundamental para buscarmos soluções para um processo histórico”, afirmou. Ele concluiu destacando que “a participação do Incra e a colaboração entre os tribunais foram cruciais para viabilizar uma solução conciliatória para todos”.

A reunião reforça a importância da atuação colaborativa entre os órgãos do Judiciário e outras instituições públicas. Com sua participação, o TRF6 reafirma o compromisso com o fortalecimento das parcerias interinstitucionais, voltadas à construção de soluções eficazes e sustentáveis para os conflitos fundiários em Minas Gerais.

Botão voltar