
Na manhã desta terça-feira (22/7/2025), o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira fez uma visita à reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Sandra Goulart Almeida. Na oportunidade, os dirigentes das duas instituições conversaram sobre diversos assuntos comuns, com destaque para as áreas de Tecnologia da Informação (TI), Engenharia, Arquitetura e Inteligência Artificial (IA).
Pelo TRF6 participaram da visita institucional, o diretor-geral, Jânio Mady dos Santos; o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, José Carlos Machado; e o diretor de Tecnologia da Informação do TRF6, Daniel Santos.
De acordo com a reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida, foi uma "satisfação muito grande" receber a comitiva do TRF6. "As instituições, que são órgãos públicos, já possuem um acordo de cooperação em vigor. O objetivo principal é discutir a possibilidade de ampliar ainda mais essa parceria com ações específicas e concretas", explicou a reitora.
Para ela, as áreas de colaboração discutidas englobam um "grande potencial de parcerias conjuntas". Entre as mais destacadas, a reitora mencionou a área de TI, Inteligência Artificial, Engenharia e Arquitetura. "As expectativas estão voltadas para atividades bastante concretas que possam ser iniciadas já de imediato", afirmou a reitora.
O presidente do TRF6 reforçou a importância das parcerias firmadas com a Universidade Federal mineira e destacou a relevância acadêmica da instituição no cenário nacional. Ele visitou o departamento de Ciência da Computação juntamente com os professores doutores da área: Adriano César Machado Pereira, Martín Gómez Ravetti e Michele Nogueira Lima.
Pela UFMG, participaram do encontro, além da reitora: a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à UFMG, Elisa Maria Correa Silva; a diretora de Cooperação Institucional da UFMG, Zélia Lobato e o chefe de gabinete da UFMG, Rui Rothe-Neves.
Para a UFMG, a cooperação entre a Universidade e órgãos do Poder Judiciário e Legislativo é vista quase como “obrigação” institucional e "enorme satisfação". A visita do presidente do Tribunal Federal marca o início de "ações bastante concretas" que prometem fortalecer ainda mais a colaboração entre as duas instituições.
Nesse contexto, o encontro marcou um passo importante: o início de uma série de ações práticas e bem definidas. Tais medidas têm como objetivo aprofundar os laços de colaboração, promovendo benefícios mútuos e contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento de projetos conjuntos que impactam no sistema de Justiça Federal e que fomentem a participação e colaboração da Universidade.



