A Procuradoria Regional da República da 6ª Região destaca importância dos direitos da mulher no parto 

A Procuradoria Regional da República da 6ª Região está promovendo ações de conscientização para a proteção dos direitos das mulheres no atendimento ao parto, bem como canais de denúncia para mulheres que não tiverem seus direitos respeitados, o que pode se caracterizar a prática de violência obstétrica.  

Tal atuação está em consonância com o monitoramento da Rede Cegonha/Rede Alyne, que estabelece que toda mulher tem direito ao planejamento reprodutivo e a receber atenção humanizada durante a gravidez, parto e puerpério. Alia-se, também, às boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como às Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal e às Diretrizes de Atenção à Gestante: a operação cesariana, ações essas resguardadas pela Constituição Federal, que, em seus incisos, garante a dignidade da pessoa humana, o direito à saúde e a proteção à maternidade e à infância. 

A imagem é um cartaz informativo sobre os direitos da mulher no parto. O texto está dividido em cláusulas e inclui os direitos das mulheres durante o trabalho de parto, opções de denúncia em caso de violação desses direitos e órgãos responsáveis ​​por atendimento. Texto do cartaz: Direitos destacados: Ser bem acolhida e tratada com respeito; - Acolhimento com classificação de risco nos serviços de atenção obstétrica e neonatal; - Conhecimento e vinculação à maternidade onde receberá assistência no âmbito do SUS; - Receber incentivo ao parto normal e fisiológico; - Ter a presença do(a) acompanhante desde a entrada até a saída do hospital; - Receber alternativas para o problema da dor; - Ser respeitada em sua privacidade; - Movimentar-se durante o trabalho de parto; - Escolher a melhor posição para dar à luz; - Ser ouvida em suas escolhas e plano de parto; - Ser consultado sobre todos os procedimentos; - Permanecer com seu bebê (salvo impossibilidade justificada). DIREITOS DA MULHER NO PARTO
Botão voltar