Acordo de implementação do programa Incluir Mais é destaque no portal da OAB Minas Gerais

Imagem que simula uma notícia de jornal com o título "TRF6 NA MÍDIA" em um balão verde e azul no lado direito.

O conteúdo central, em um retângulo branco, exibe o logotipo da OAB-MG e a manchete: "OAB-MG e TRF6 assinam acordo para implementar Programa INCLUIR MAIS".

Abaixo da manchete, há uma foto institucional que mostra seis homens em pé, alinhados. Todos vestem ternos sociais e posam sorrindo, com o foco em dois deles apertando as mãos ou segurando um documento assinado, simbolizando a formalização do acordo. O fundo da foto é um ambiente interno moderno.

O acordo para implementação do programa Incluir Mais foi destaque no portal da OAB Minas Gerais. A iniciativa formaliza a parceria entre os órgãos para promover ações voltadas à inclusão de estagiários(as) e de profissionais negros(as) e indígenas em início de carreira, com foco na valorização daqueles que já atuaram no TRF6 e que buscam inserção no mercado de trabalho. Confira abaixo:


OAB-MG e TRF6 assinam acordo para implementar Programa INCLUIR MAIS

A OAB-MG e o Tribunal Federal Regional da 6ª Região (TRF6) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com a finalidade de implementar o "Programa de Promoção de Inclusão e Diversidade Racial - INCLUIR MAIS". A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (18), durante o Colégio Estadual de Presidentes de Subseções, com a participação do Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, e do Vice-Presidente do Tribunal e Corregedor, Ricardo Machado Rabelo.

A iniciativa busca apoiar profissionais de Direito iniciantes, que fizeram parte do programa de estágio do TRF6, e se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, promovendo sua inserção no mercado jurídico por meio da articulação com escritórios de advocacia. O acordo é um incentivo à contratação, acompanhamento de resultados e ações educativas, e está em conformidade com princípios constitucionais e legislação antidiscriminatória.

O Presidente Gustavo Chalfun, afirmou que "a concretização deste acordo é a confirmação da cooperação institucional entre a OAB Minas e o Tribunal. Agradecemos a confiança depositada na advocacia para fazer parte dessa ação de combate à desigualdade, que se estende a toda a cidadania e sociedade. Contamos com a presença das mais altas lideranças da advocacia de Minas Gerais e estamos certos que essa parceria terá grande êxito".

"Considerando a questão da inclusão, é fundamental reconhecer que o racismo e seus efeitos, como a persistente desigualdade social, representam desafios históricos no contexto brasileiro, com graves consequências ainda hoje. O TRF6 atua na inserção qualificada desses profissionais no mercado de trabalho, contribuindo para a diversidade e a redução das desigualdades raciais", apontou o desembargador Ricardo Machado Rabelo.

Para o Diretor de Diversidade e Inclusão, Marcelo Colen, "o projeto INCLUIR MAIS visa aumentar a inserção de profissionais pardos, pretos e indígenas no mercado de trabalho da advocacia, corrigindo uma dívida histórica. Trimestralmente, será disponibilizada uma lista de estagiários e profissionais iniciantes qualificados, facilitando a recolocação. A iniciativa, inspirada pelo TRF6 e impulsionada pelo diálogo e apoio da OAB, contará com a participação de todos os envolvidos para expandir a inclusão em todo o país, reforçando a união para avançar".

Participaram da assinatura do termo as diretorias da OAB-MG e da CAAMG, Presidentes de Subseções, o Presidente da Subseção de Santa Luzia, Frederico Orzil, o Diretor do Foro, José Carlos Machado Júnior, e o Membro do Comitê de Igualdade Racial, Paulo Alkimim Costa Júnior.

Fonte: OAB Minas Gerais

Botão voltar