Casarão do Circuito Liberdade sediará unidades do TRF6

Fotografia colorida e retangular em que aparecem dez homens e duas mulheres.
Além da presidente do TRF6 e do diretor da Escola de Magistratura, outras autoridades da corte mineira prestigiaram o evento

Na manhã do dia 17 de janeiro, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) recebeu formalmente do governo de Minas Gerais o Solar Narbona, um casarão histórico que compõe o complexo arquitetônico, cultural e paisagístico da Praça da Liberdade. A solenidade de assinatura do termo de cessão de uso reuniu desembargadores federais da corte mineira e autoridades locais no próprio casarão, em Belo Horizonte. Com isso, deverão funcionar no local a biblioteca institucional, o Centro de Memória da Justiça Federal em Minas Gerais, e a Escola de Magistratura e Revista do TRF6.

Participaram do ato de assinatura do documento: a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o diretor da Escola de Magistratura Federal e Revista do TRF6, desembargador federal Grégore Moura; o governador do Estado Romeu Zema; e a secretária estadual de Planejamento e Gestão Luísa Barreto.

Fotografia colorida de uma mulher assinando um documento. Legenda: Desembargadora federal Mônica Sifuentes assina termo de cessão de uso do Solar Narbona.
Desembargadora federal Mônica Sifuentes assina termo de cessão de uso do Solar Narbona

Na ocasião, a presidente do TRF6 ressaltou a alegria em receber o imóvel e o compromisso de restaurá-lo, revertendo a ação em benefícios culturais para a população. “Esse ato que nós recebemos do governo do Estado de Minas Gerais marca essa reconstrução da caminhada da Justiça Federal aqui em Minas Gerais, coroada com a instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região. Fazemos parte desse pedaço cultural de Minas, que é esse conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade. Ele representará uma interface da Justiça Federal com o jurisdicionado e o povo mineiro.”

Por sua vez, o desembargador federal Grégore Moura explicou que o casarão passaria por uma recuperação e revitalização, assumindo um papel cultural e de responsabilidade social na capital mineira. “O fato de estar localizado aqui vai gerar uma oportunidade para a população ter mais cultura e conhecer um pouco dessa importante ideia de trazer a Justiça Federal para mais perto.”

O governador Romeu Zema expressou gratidão pela iniciativa do TRF6. “Teremos esse casarão totalmente diferente do atual. Esse atrativo enriquecerá o Circuito Liberdade. E nesse sentido, o Tribunal Regional Federal está contribuindo muito com esse investimento.”

Confira abaixo a reportagem no YouTube.

Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Botão voltar