Centro de Memória da Justiça Federal em Minas Gerais é tema de artigo científico

Fotografia retangular e colorida de um espaço com informações na parede e dois assentos sem encosto no centro.

A revista do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) publicou o artigo de uma estagiária da Seção de Biblioteca e Memória Institucional do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (SEBMI). Intitulado “Salvaguarda ao patrimônio documental: o Centro de Memória da Justiça Federal em Minas Gerais e a preservação de memórias”, o estudo utiliza como pano de fundo o trabalho do Centro de Memória da Justiça Federal em Minas Gerais para discorrer sobre conceitos ligados ao chamado “patrimônio cultural documental”. O artigo foi enviado ano passado e publicado no dia 21 de março de 2024, na edição nº. 86 da revista.

Para Marcos Arruda, diretor da Subsecretaria de Gestão Documental do TRF 6ª Região (SUGED), setor responsável pelo centro de memória do órgão, o estudo apresentado da estagiária de Museologia Hellen Lauana joga luzes sobre um trabalho crucial para a própria existência das instituições de justiça. “É um verdadeiro resgate da cidadania por meio de histórias reais que mostram que, ao longo do tempo, o Judiciário ‒ e mais especificamente a Justiça Federal ‒ tem sido uma ferramenta fundamental para garantir o efetivo exercício do direito.”

Segundo diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que haja avanços nas ações dos centros de memória institucional no Poder Judiciário, é importante que estes promovam um intercâmbio científico e cultural com outras instituições.

Acesse o link para ler o artigo.

Botão voltar