CNJ realiza terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

A imagem é um cartaz para a "Semana Nacional do Registro Civil", que ocorrerá de 12 a 16 de maio. O cartaz tem um design simples e informativo.

O fundo é branco, com duas faixas verticais coloridas nas laterais. A faixa da esquerda é verde e a da direita é azul.

No centro do cartaz, em letras pretas grandes e bem visíveis, está escrito: "Registre-se!" 

Abaixo, em letras pretas um pouco menores está escrito: "Semana Nacional do Registro Civil"

Na parte inferior, entre as faixas coloridas, estão as datas do evento em letras pretas e um pouco menores que o título: "12 A 16 DE MAIO". 
À direita da imagem há um mapa do Brasil e uma mulher, que está sobrepondo o mapa.

A terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! acontecerá, no período de 12 a 16 de maio de 2025, em todos os Estados e no Distrito Federal. Para esta edição, a Corregedoria Nacional de Justiça definiu como principais focos a população indígena, as pessoas em situação de rua e a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere, sem prejuízo do atendimento dos demais segmentos da população socialmente vulnerável. 

Os interessados em obter o registro civil poderão declarar hipossuficiência e requerer a gratuidade por meio de um formulário eletrônico. Os oficiais de registro civil das pessoas naturais serão ressarcidos por todos os atos gratuitos que praticarem em decorrência do projeto, conforme previsto no provimento. 

História registrada 

O Programa Registre-se! é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, instituída pelo Provimento n. 140/2023, editado pela Corregedoria Nacional de Justiça com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a cidadania plena. 

Criado em 2023, o Programa Registre-se! já promoveu duas edições da Semana Nacional do Registro Civil, ações de âmbito nacional que apresentaram resultados expressivos. Acesse os relatórios com os dados de cada edição: Relatório da 1ª ediçãoRelatório da 2ª edição

Fonte: CNJ

Botão voltar