Colégio de Presidentes de Tribunais será implantado em Minas Gerais

A Presidente do TRF6 se reuniu com presidentes do TJMG, TJMMG, TRE, TRT-3 e com o Ministro do STJ

Fotografia colorida e retangular em que aparecem quatro homens de terno e uma mulher, todos de pé.

O encontro, realizado nessa segunda-feira, 11/09, no iluMinas – Laboratório de Inovação do TRF6, teve como principal objetivo discutir a implantação do acordo de cooperação judicial e administrativo, assinado em sessão solene, no dia 21 de agosto, na cerimônia de comemoração de um ano do TRF6. A iniciativa permitirá que os tribunais mineiros trabalhem em conjunto potencializando ações em prol dos cidadãos e com mais agilidade.

Durante a reunião, a Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes, disse que o Colégio de Presidentes de Tribunais de Minas Gerais será uma entidade que permitirá o diálogo e a busca de soluções para problemas comuns enfrentados pela Justiça mineira: “fizemos um grande acordo – um guarda-chuva amplo – para abarcar uma série de projetos, que devem se tornar acordos de cooperação técnica de menor escopo”, afirmou a desembargadora federal e Presidente do TRF6.

Participaram do encontro o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha; a Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Jacqueline Sifuentes; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), Ricardo Antônio Mohallem; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), coronel Rúbio Paulino Coelho; o desembargador federal Flávio Boson Gambogi; o secretário-geral do TRF-6, juiz federal Ivanir César Ireno Júnior; a juíza federal auxiliar da Presidência do TRF6 e coordenadora do Laboratório de Inovação, Vânila Cardoso André de Moraes.

Para o Presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, a iniciativa contribuirá para a melhora do desempenho das lideranças do Judiciário mineiro. Já o ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha destacou as importantes ações implementadas pela presidência do TRF6. “A desembargadora Mônica Sifuentes vem fazendo um belíssimo trabalho à frente do TRF6, inclusive no sentido de unir toda a Justiça federal, estadual, trabalhista, dentre outras, para debater problemas comuns, propostas de ajuda mútua e estratégias. Isso engrandece a Justiça como um todo e é muito importante”.

O Presidente do TJMMG, coronel Rúbio Paulino Coelho, disse que o Colégio será um importante instrumento para tratar de temas comuns aos tribunais e chegar a soluções mais rápidas e assertivas a partir da troca de experiências. Segundo o Presidente do TRT-3, desembargador Ricardo Mohallem, a iniciativa encabeçada pela presidente do TRF6 foi extremamente importante e assinalou que já existem vários projetos que os tribunais pretendem compartilhar.

Imagem: Euler Junior/TJMG

Com Diretoria Executiva de Comunicação do TJMG – Dircom

Botão voltar