Desembargador do TRF6 prefacia livro sobre Direito e Saúde Pública

No dia 22 de maio, o desembargador federal Prado de Vasconcelos recebeu, na sede do TRF6, a visita do Coordenador de Pesquisas da Unidade Acadêmica de Diamantina da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), professor Pedro Henrique Nascimento Zanon, autor do livro “Direito e Saúde Pública”, lançado no início de 2023.

Foto colorida quadrada mostra dois homens com trajes formais, em pé, posando para a foto, Ao fundo, aparecem alguns quadros na parede.

O conjunto de textos da obra jurídica, cujo prefácio é de autoria do desembargador Prado de Vasconcelos, demonstra os avanços acadêmico-científicos sobre a temática direito à saúde no âmbito do Curso de Direito da Universidade Estadual de Minas Gerais.

O desembargador Prado de Vasconcelos, ao falar sobre o livro, destacou a importância da disseminação do conhecimento e do poder transformador da educação. “Na verdade, para mim foi uma alegria prefaciar o livro, na medida em que ele é mais um esforço para levar conhecimento a uma das regiões com menor IDH de Minas Gerais e do próprio de Brasil, que é o Vale do Jequitinhonha. Esse livro é mais uma demonstração de que a revolução no Brasil e a transformação da nossa sociedade passam pela educação. E é o empenho naquela região e, especificamente, no que se refere ao estudo da ciência do direito, um papel fundamental”, afirmou o magistrado.

O professor Pedro Henrique contextualizou a realização dos estudos para a obra no período mais crítico da pandemia. “O livro ‘Direito e Saúde Pública’ é uma contribuição dos alunos do curso de Direito da unidade Diamantina, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com participação de professores da nossa unidade acadêmica. Não só apenas de Diamantina, mas também de outras unidades. É uma publicação feita com estudos realizados no período da pandemia, numa crise epidemiológica, e que representa o estímulo que a universidade deu mesmo nos períodos em que estivemos afastados fisicamente, mas não socialmente”, esclareceu.

“Continuamos produzindo, continuamos estudando. Esses estudos, ao fim do período epidemiológico, foram constituídos em uma publicação sobre direito e saúde pública, que marca a grande importância que o Poder Judiciário representa em conquistar e desenvolver a Justiça em períodos tão difíceis”, pontuou Pedro Henrique.

Botão voltar