Corregedoria do CJF inicia inspeção no TRF6

A imagem mostra um grande grupo de pessoas, composto por homens e mulheres, posando para uma foto em um ambiente interno. O grupo é composto por 19 pessoas, que estão alinhadas lado a lado, com a maioria dos homens vestindo ternos e as mulheres, trajes sociais formais.

O cenário é minimalista, com paredes claras, piso de granito polido e um detalhe de painel de madeira vertical à direita. Todos no grupo olham para a câmera, com expressões sérias ou leves sorrisos. A iluminação é suave e o ambiente, formal.

A Corregedoria-Geral da Justiça Federal iniciou nesta segunda-feira, 25 de agosto, a inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 6ª Região. A atividade, que se estende até 28 de agosto, segue a Portaria nº 354/2025 do Conselho da Justiça Federal e tem como objetivo avaliar o funcionamento administrativo e jurisdicional do tribunal mineiro.

Na solenidade de abertura, o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, destacou que a visita da Corregedoria ocorre em um momento simbólico, logo após o tribunal celebrar três anos de instalação. Ele ressaltou que, apesar dos desafios impostos pelo grande volume de demandas e recursos limitados, o TRF6 vem atuando para ampliar o acesso à Justiça e fortalecer sua produtividade.

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor-geral da Justiça Federal, explicou que a inspeção busca colaborar com a nova Corte: “A ideia é sempre a de somar, de funcionar melhor, de fazer com que o jurisdicionado receba um serviço cada vez mais eficiente. O TRF6 é jovem e já nasce com a oportunidade de adotar boas práticas a partir da experiência dos demais tribunais”.

A imagem mostra quatro homens sentados em uma mesa de reunião ou painel, em frente a um fundo com um padrão geométrico. Eles vestem ternos escuros e estão dispostos em uma fileira.

No centro, entre o segundo e o terceiro homem, estão as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Todos têm placas de identificação na mesa à sua frente.

O presidente, desembargador federal Vallisney Oliveira também enfatizou que a fiscalização é um instrumento essencial de ajuste de rumos: “Somos um tribunal novo, que precisa aprender com a experiência das demais Cortes, mas que também surge com espaço para inovação e crescimento”.

O vice-presidente e corregedor do TRF6, desembargador federal Ricardo Rabelo, avaliou a presença da equipe como um apoio fundamental: “Essa inspeção nos dá segurança de que estamos adotando medidas corretas, especialmente no processo de modernização da Justiça de primeiro grau”.

Por fim, o juiz federal auxiliar da Corregedoria-Geral do CJF, Otávio Henrique Martins Port, reforçou que a missão busca mapear práticas positivas e propor melhorias: “Coletamos boas práticas, verificamos a estrutura e a produtividade de cada gabinete e depois divulgamos relatórios para que a experiência possa ser compartilhada entre todos os tribunais”.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento.

IMG_3644

Botão voltar