Corregedoria do TRF6 realiza treinamento para ampliar automação no eproc

A imagem à esquerda foca em uma sala de aula lotada, onde uma instrutora está em pé, gesticulando em direção aos alunos sentados, que parecem estar focados nas suas telas ou na apresentação próxima a um quadro. 

A imagem à direita mostra um ambiente similar, com fileiras de mesas e computadores. Uma instrutora também está em pé na frente de um quadro branco, enquanto os participantes trabalham nas suas estações.

Entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, a Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) promoveu, na Escola da Magistratura, localizada no Edifício Euclydes Reis Aguiar, o treinamento voltado à execução do projeto "100% eproc – Gestão com Automação". A iniciativa contemplou as 1ª, 2ª e 4ª Secretarias Únicas dos Juizados Especiais Federais (JEF) e Cíveis da Subseção Judiciária (SSJ) de Belo Horizonte.

O Projeto tem como finalidade modernizar e automatizar os fluxos processuais no sistema de processo judicial eletrônico (eproc) em toda a 6ª Região, abrangendo tanto secretarias quanto gabinetes. O objetivo é garantir maior celeridade à tramitação processual, padronizar procedimentos e otimizar a gestão de recursos humanos, promovendo, assim, mais eficiência na prestação jurisdicional.

A implantação das automações idealizadas pelo projeto já apresenta resultados expressivos na redução do Tempo Médio de Tramitação dos Processos, na Tramitação Ajustada de Processos (TRAJ) nas unidades e no número de processos arquivados. A iniciativa já alcançou 119.319 arquivamentos.

A Corregedoria contou com o apoio dos servidores Maria Elvira Batista Bahia, Elisângela Greek Novaes, Geraldo Gualberto Braga, Paula Francisco Paes, Melquizedeck Ribeiro da Silva e Luanna Jardim, e registra agradecimento especial aos juízes federais Ariane da Silva Oliveira (diretora da SSJ de São João Del-Rei), José Humberto Ferreira (titular da 2ª Vara da SSJ de Uberlândia), José Alexandre Franco (titular da 1ª Vara da SSJ de Juiz de Fora) e Ubirajara Teixeira (titular da 3ª Vara da SSJ de Juiz de Fora), pelo incentivo e apoio à iniciativa, que reforça o compromisso do TRF6 com a modernização e a capacitação da 1ª Instância.

Botão voltar