Descerramento de placa oficializa UAA em Coração de Jesus

Grupo de pessoas posa para foto oficial em ambiente institucional, reunidas ao redor de uma placa comemorativa sobre um tripé. Os homens vestem ternos ou camisas sociais e a mulher usa um vestido preto, todos sorrindo diante de bandeiras ao fundo.

Foi realizado, nesta segunda-feira (19/1/2026), o descerramento da placa e visita às instalações da Unidade Avançada de Atendimento (UAA), na cidade de Coração de Jesus. A solenidade ocorreu às 17h, no Fórum Deputado Esteves Rodrigues, localizado na Rua Professora Maria Lídia, 380. Durante o evento, os presentes puderam acompanhar parte das atividades desenvolvidas na unidade. Apenas nesse dia, foram realizadas nove perícias.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Prefeitura de Coração de Jesus e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A primeira solenidade coletiva que marcou a instalação da unidade foi realizada em outubro de 2025, em Montes Claros.

Com a nova estrutura, serviços da Justiça Federal que antes eram concentrados em Montes Claros passam a ser oferecidos diretamente em Coração de Jesus. Entre eles estão a atermação de ações, a realização de perícias médicas e a participação em audiências, o que contribui para a redução de tempo e custos para os jurisdicionados, especialmente aqueles residentes em áreas rurais e localidades mais distantes.

Autoridades destacam benefícios da unidade para a população local e regional

Durante o descerramento da placa, o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, destacou a importância prática da unidade. "Agora começou o efetivo funcionamento. Fizemos o descerramento da placa, inauguramos o espaço dentro do Tribunal de Justiça, do Fórum da Justiça Estadual de Coração de Jesus. As pessoas agora sabem que vão economizar tempo e dinheiro, fazer sua perícia aqui em Coração de Jesus, em vez de Montes Claros; principalmente as pessoas das áreas rurais e mais distantes."

Homem de meia-idade, vestindo terno e gravata escuros, fala ao microfone em um púlpito de madeira. Ele está posicionado contra um fundo branco neutro, com o olhar direcionado levemente para o lado durante seu discurso.

Além dele, o prefeito de Coração de Jesus, Samuel Barreto, reforçou os benefícios diretos da instalação da UAA para a população da região. "Os serviços e os atendimentos que eram feitos em Montes Claros vão ser atendidos aqui no Coração de Jesus. Atermação de ações, perícias médicas, audiências, dentre outras. É a Justiça Federal mais próxima do cidadão. A nossa região, a nossa comarca, é uma região muito grande, abrangendo em torno de 48.000 pessoas", contabilizou.

Já o diretor da Subseção de Montes Claros, juiz federal Paulo Máximo de Castro Cabacinha, explicou que a unidade beneficiará também as cidades vizinhas. "A instalação da unidade do Coração de Jesus vai permitir que os jurisdicionados, num raio de 70 quilômetros, possam vir para o Coração de Jesus ao invés de se deslocar para Montes Claros. A Comarca de Coração de Jesus já é uma comarca grande. Além disso, temos comarcas próximas, como Brasília de Minas e Ibiaí, e esses jurisdicionados, ao invés de ter que se deslocar em estrada de terra para Montes Claros, vão se deslocar menos para fazer audiências, caso necessário, principalmente as perícias nos benefícios por incapacidade", comemorou.

Homem de óculos, terno escuro e gravata bordô fala ao microfone em um púlpito de madeira. Ele está centralizado contra um fundo branco, em uma postura formal de discurso.

De acordo com a prefeita de Ibiaí, Maurina Mota de Matos, a chegada da unidade em Coração de Jesus representa um avanço importante para toda a região, principalmente para o atendimento de públicos mais vulneráveis, conforme explica: “essa unidade chega numa hora muito boa, principalmente para atender o cidadão mais carente ou aquele que tem dificuldade de locomoção e que procura o acesso à Justiça Federal. A maioria da nossa população tem muita dificuldade de se deslocar nos centros, nas cidades maiores. Essa unidade facilitará muito a vida do cidadão. Aquele que precisa de um medicamento, de uma ação previdenciária, de um benefício junto ao INSS, enfim, é uma gama de possibilidades que o cidadão vai ter para garantir o seu direito, aquele direito garantido na Constituição e que, às vezes, não é materializado por falta de acesso à justiça especializada”. 

Solenidade contou com parceiros e convidados

A mesa de honra para o descerramento da placa incluiu o secretário-geral da presidência do TRF6, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento; o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady; o vice-prefeito de Coração de Jesus, Eduardo Nogueira Melo; o comandante do pelotão da PM de Coração de Jesus, tenente Auro César de Freitas; e o coordenador da brigada municipal, sargento Rabelo.

Cinco homens, dois deles vestindo uniformes de forças de segurança (um em bege e outro em laranja reflexivo), estão sentados lado a lado em uma cerimônia. Eles mantêm uma postura atenta e solene, posicionados em frente a uma porta com a placa "Acesso Restrito".

A cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o diretor da comarca de Coração de Jesus, juiz de direito Douglas Teixeira Barroco; o presidente da câmara de vereadores, vereador Gleisson Ferreira Leite; o diretor da Subseção Judiciária de Montes Claros, juiz federal Paulo Máximo de Castro Cabacinha, representando o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal José Carlos Machado Júnior; a presidente da 200ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Eduarda Lafetá Nobre, representando o presidente da OAB Minas Gerais, Gustavo Chalfun; além de prefeitos de cidades vizinhas, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, acadêmicos, servidores e dirigentes de instituições privadas e organizações não governamentais.

Para o juiz de direito do TJMG, Douglas Teixeira Barroco, a nova unidade vai contribuir para desafogar a justiça estadual, dando mais agilidade aos processos e procedimentos. “É um convênio que vem, com certeza, para ajudar na celeridade dos processos estaduais porque, a partir de então, todos vão ser distribuídos diretamente na Justiça Federal. Assim, a Justiça Estadual vai conseguir dar mais celeridade aos processos de sua competência originária. Ao mesmo tempo, vai facilitar o acesso ao jurisdicionado que, em vez de ter que se deslocar até a cidade mais distante, consegue distribuir o processo, fazer as perícias e realizar o atendimento aqui na própria Comarca de Coração de Jesus, tendo o acesso à jurisdição muito mais próximo”, afirma. 

O homem de terno azul escuro e barba curta fala ao microfone em um púlpito de madeira, mantendo o olhar baixo em direção às suas notas. Ele está centralizado contra um fundo branco, em uma composição formal de discurso institucional.

A presidente da 200.ª Subseção da OAB de Minas, Eduarda Lafetá, reforça a relevância da iniciativa para o atendimento da população mais necessitada de toda a região. “Essa parceria é muito importante porque a instalação dessa unidade avançada encurta algumas dificuldades que a gente tinha para se deslocar até Montes Claros. A nossa comarca de Coração de Jesus é composta por cinco cidades e algumas delas são estradas de terra. Assim, a população mais carente não tinha o acesso facilitado por causa do deslocamento, muitas vezes, oneroso. Nós temos uma população que necessita desses serviços e precisamos que esse cidadão sinta-se valorizado e consiga esse acesso à justiça de forma facilitada”, diz Eduarda.

IMG_7648

Botão voltar