Desembargador Dolzany da Costa representará o TRF6 no 1º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual

A imagem é uma montagem que combina uma fotografia do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília com um retrato de um homem em primeiro plano.

Ao fundo, à esquerda, vemos a fachada moderna e imponente do STJ, um grande edifício com amplas janelas escuras e colunas brancas arqueadas. Uma placa com letras indica "SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA" em frente a uma área gramada bem cuidada. A bandeira do Brasil tremula em um mastro próximo à entrada do edifício. Uma calçada pavimentada clara leva à entrada. O céu está claro e azul.

Em sobreposição à direita, em primeiro plano, há um retrato de um homem, com cabelos escuros e curtos, vestindo um terno escuro, camisa branca e gravata listrada em tons de azul e branco. Ele olha diretamente para a câmera com uma expressão séria.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) será representado pelo desembargador federal Dolzani da Costa no 1º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual, que será realizado nos dias 9 e 10 de junho de 2025, em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), é inédito e tem como objetivo fortalecer a integração entre ministros do STJ, desembargadores dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais.

Durante o congresso, serão debatidos temas relevantes da atividade jurisdicional com foco na elaboração e aprovação de Enunciados institucionais e jurisdicionais, entre eles: ética e integridade judiciais; litigância predatória; fundamentação per relationem – técnica em que o julgador, ao proferir sua decisão, adota os fundamentos de outra já existente, como uma sentença anterior ou parecer, sem repetir os argumentos no novo acórdão*; cultura de precedentes; reflexos da inteligência artificial no Judiciário, entre outros pontos ligados ao Direito Público, Privado e Penal.

Magistrados, professores e integrantes das carreiras jurídicas podem enviar propostas de enunciados até o dia 5 de maio de 2025, por meio do formulário online: https://forms.gle/J7HbXKBPrXQM11A96. As sugestões serão avaliadas por uma banca científica formada por magistrados federais e estaduais.

Para mais informações sobre a programação e os critérios de submissão, acesse a matéria oficial do STJ: www.stj.jus.br.

Botão voltar