Desembargador federal Lincoln Faria, do TRF6, participa de congresso nacional sobre direito agrário

A imagem mostra cinco pessoas sentadas em um palco, participando de um evento. Eles estão em cadeiras de madeira e o cenário, ao fundo, é um painel digital que exibe a imagem de um agricultor de chapéu e, ao seu redor, elementos do agronegócio, como um boi, um drone e sementes de café.

A pessoa no centro do painel, vestindo um terno escuro, segura um microfone e parece estar falando. À sua direita, há uma mulher de terno branco e um homem de terno azul escuro. À esquerda do orador, há um homem careca de terno escuro e uma mulher vestindo roupas em tons de verde e marrom. A iluminação do palco é verde. Na lateral, à esquerda da imagem, é possível ver um telão que parece mostrar fotos de outros palestrantes.

O desembargador federal Lincoln Faria, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), integrou o painel “Posse, Questões Fundiárias e a Proteção do Direito de Propriedade na Empresa Agrária” durante o VII Congresso Nacional de Direito Agrário, realizado de 20 a 22 de agosto de 2025, no Center Convention, em Uberlândia (MG).

O painel reuniu especialistas do sistema de Justiça e da academia para discutir desafios ligados à posse e regularização fundiária, à segurança jurídica no campo e à proteção do direito de propriedade na empresa agrária. Além do magistrado do TRF6, participaram Thereza Martins Teixeira (procuradora do Estado de Minas Gerais), Maximiliano Tamer (advogado da União), o desembargador Raimundo Messias (TJMG), a professora Nathália Cordeiro (UNIC/INDEA-MT) e o professor Frederico Alves (UFG).

Ao contribuir com o debate, Lincoln Faria ressaltou que a efetividade da legislação fundiária é condição para a pacificação social no campo e para o desenvolvimento sustentável da atividade rural.

A imagem é um close de um homem de meia-idade, com cabelos grisalhos, usando um terno escuro. Ele está sentado em um palco, segurando um microfone e falando. Ao seu lado, à esquerda, outro homem, careca e também de terno, está sentado, escutando atentamente. O fundo é iluminado com a cor verde.

 Para ele, a mesa foi uma oportunidade de troca qualificada entre o Judiciário, a advocacia pública e privada e a academia: “Foi uma enorme satisfação poder participar desse evento jurídico dedicado ao direito agrário do país, que na sua 7ª edição contou com mais de 3 mil participantes, entre presenciais e virtuais, e palestrantes de grande reconhecimento nacional sobre o tema. Sem dúvida, está se consagrando como um dos maiores eventos dessa área do conhecimento do Direito, tão relevante para o nosso país.”

A presença do desembargador federal Lincoln Faria reforça o protagonismo do TRF6 nas discussões nacionais sobre o direito agrário, tema estratégico para a economia e para a segurança alimentar do Brasil.

Botão voltar