No dia 12 de setembro, o governo de Minas Gerais realizou, em Diamantina, a solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek, homenageando 120 personalidades. Entre os agraciados, a desembargadora federal Mônica Sifuentes recebeu a honraria em reconhecimento por sua contribuição ao serviço público e à sociedade.
Além disso, a magistrada integrou a mesa de honra da cerimônia, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Souza. Sua presença reforçou o prestígio da Justiça Federal no evento, que contou com a participação de autoridades de diversos setores e homenagens a figuras que se destacam em suas respectivas áreas.
A solenidade da Medalha JK, realizada anualmente, celebra o legado do ex-presidente Juscelino Kubitschek e é uma das mais tradicionais comendas do estado, reconhecendo pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do país.
Entre os homenageados deste ano estão o nadador paralímpico Gabrielzinho, natural de Santa Luzia, e a jogadora de vôlei de praia Ana Patrícia, de Espinosa, no Norte de Minas, ambos medalhistas de ouro em Paris.
Outro destaque foi a honraria in memoriam dedicada à mestre artesã Dona Izabel, conhecida como a "Dama do Barro do Jequitinhonha", criadora das famosas moringas-bonecas. Natural de Córrego Novo, pequena comunidade rural próxima a Itinga, a ceramista mineira é uma das artistas populares mais notáveis do Brasil, projetando o artesanato mineiro nos cenários nacional e internacional. Em 2024, celebra-se o centenário de seu nascimento, em reconhecimento a sua contribuição para a cultura e o artesanato mineiro.
Criada pela Lei nº 11.902, de 1995, a Medalha JK foi entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, nascido em 1902, há 122 anos.
Fotografias: Cristiano Machado e Marco Evangelista/Imprensa