Desembargadores do TRF6 entregam relatório sobre o Acordo do Rio Doce em audiência com Lula em Mariana

A imagem mostra três homens sorrindo para a câmera. 

No canto esquerdo da imagem, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em primeiro plano, vestindo uma camisa azul clara e segurando o documento "NOVO ACORDO DA BACIA DO RIO DOCE". Ele tem sua barba branca e sorri para a câmera.

Ao centro, está o homem mais jovem, com terno azul escuro e gravata clara, também sorrindo.

À direita, o homem mais velho, de óculos e barba, com terno azul e gravata padronizada, sorri para a câmera.
Ao fundo, é possível ver outras pessoas.
Da esq. para a dir.: presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; desembargador federal Edilson Vitorelli; vice-presidente e corregedor do TRF6, desembargador federal Ricardo Rabelo. Foto: Ricardo Stucker

Em cerimônia realizada em 12 de junho de 2025, na Praça da Sé, em Mariana (MG) — epicentro da tragédia de 2015 — o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) reforçou sua missão de fiscalizar o cumprimento do Acordo Rio Doce.

O desembargador federal Edilson Vitorelli, coordenador da Coordenadoria de Demandas Estruturais do TRF6 — responsável por acompanhar o cumprimento do acordo firmado entre as mineradoras e os entes públicos (União, estados, municípios) e as comunidades atingidas — e o desembargador federal Ricardo Rabelo, vice-presidente e corregedor do TRF6 — que conduziu a Mesa de Repactuação responsável pela formalização do Acordo de Repactuação da Reparação da Bacia do Rio Doce, celebrado em 25 de outubro de 2024, no Palácio do Planalto, em Brasília — entregaram ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o relatório parcial com as avaliações técnicas sobre as bases do acordo.

A imagem mostra dois homens em primeiro plano, em um ambiente que parece ser um evento público ou uma coletiva.

À esquerda, está o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, usando uma camisa social azul clara e barba branca. Ele olha diretamente para a câmera e segura um documento ou livro com a capa virada para a frente. O título visível na capa é "NOVO ACORDO DA BACIA DO RIO DOCE", e abaixo, "PERÍODO DEZEMBRO DE 2024 A MAIO DE 2025".

À direita, um homem mais jovem, vestindo um terno azul escuro e gravata clara, está sorrindo para a câmera.

Ao fundo, outras pessoas são visíveis. A iluminação e a estrutura sugerem um cenário montado para a ocasião.
Foto: Ricardo Stucker

Durante o encontro, o presidente destacou que é preciso ter muita responsabilidade para garantir justiça socioambiental, reconstrução e dignidade à população atingida. “A gente precisa ter consciência que nós assumimos responsabilidade com vocês e, quando a gente assume compromisso, a gente cumpre”, afirmou Lula.

O relatório entregue consolida os avanços já firmados, os pontos que permanecem em discussão e as cláusulas que são objeto de fiscalização permanente pelo TRF6 — instituição que assumiu a responsabilidade de acompanhar o cumprimento integral das obrigações estabelecidas no acordo, assegurando a efetiva reparação dos danos ambientais, sociais e econômicos às comunidades atingidas. Essa atuação institucional decorre da competência originária do TRF6, definida por decisão do Supremo Tribunal Federal.

O desembargador federal Edilson Vitorelli ressaltou que “o pleno envolvimento dos governos federal e estaduais será cada vez mais importante para a adequada implementação do acordo e para a concretização das transformações que a sociedade espera.”

Botão voltar