Para o Presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, “a celebração acontece num momento singular das relações institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais com o Tribunal Regional do Trabalho, com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com o Tribunal de Justiça Militar e com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais". Já o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Gustavo Chalfun, completou, referindo-se à importante comenda Lyda Monteiro, como sendo uma forma de valorizar o trabalho “árduo, penoso e difícil dos desembargadores e desembargadoras, que saíram da advocacia e hoje nos representam nos mais diversos tribunais pelo país afora”.
José Arthur Pereira Filho, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), reforçou a boa relação entre as instituições diretamente ligadas à justiça. "Esse gesto de estreitamento das relações da Corte Mineira com a OAB-MG nasce da certeza de que estamos juntos, num esforço de construir uma sociedade mais justa, próspera e pacífica para todos e todas, o que será possível se formos capazes de oferecer atendimento jurisdicional mais ágil e eficaz aos mineiros e às mineiras".
Pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região foram homenageados os desembargadores federais Boson Gambogi e Grégore Moura. Compuseram a mesa de honra da solenidade o Presidente do TRE-MG, Octávio Boccalini, e o Vice-Presidente do TRF6 e Corregedor Regional da Justiça Federal da 6ª Região, Vallisney Oliveira, além dos diretores da OAB-MG e CAAMG. O evento ocorreu na última sexta-feira, dia 11 de agosto.