A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, participou da solenidade de posse de Teodoro Santos, Daniela Teixeira e Afrânio Vilela como novos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A cerimônia foi conduzida pela ministra Maria Thereza Moura, presidente da corte, e contou com a presença de várias autoridades dos três Poderes, tais como o Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso. O desembargador federal Klaus Kuschel também prestigiou a sessão solene, realizada na tarde do dia 22 de novembro.
Os desembargadores Teodoro Santos, do TJCE (Tribunal de Justiça do Ceará), e Afrânio Vilela, do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), foram escolhidos a partir de uma lista de quatro nomes formada pelo Pleno do STJ no dia 23 de agosto de 2023. Santos substitui o ministro Jorge Mussi, que se aposentou em janeiro último, e Vilela ocupará a vaga do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, falecido em abril. Já a advogada brasiliense Daniela Teixeira integrou a lista tríplice do STJ a partir de uma lista com seis nomes apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A vaga decorreu da aposentadoria do ministro Felix Fischer em 2022.
Os novos membros do STJ foram aprovados no Senado no dia 25 de outubro de 2023, após serem sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e nomeados pelo presidente Lula no dia 10 de novembro. Desse modo, o STJ passa a contar agora com cinco ministros mineiros: Afrânio Vilela, Assusete Magalhães, João Otávio de Noronha, Rogério Schietti Cruz e Sebastião dos Reis Junior.
Com informações do STJ e do TJMG.