O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) parabeniza todos os professores que desempenham um papel crucial na formação dos cidadãos brasileiros. Esta profissão é de suma importância para a alfabetização e evolução de Minas Gerais e do Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827, o imperador Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar, hoje conhecido como Ensino Fundamental, no país. A lei visava descentralizar a educação, levando-a para cidades, vilas e lugarejos, melhorar os salários dos educadores e promover a evolução do ensino básico.
Já em 1947, um grupo de pedagogos, liderado por Salomão Becker, idealizou a transformação dessa data em feriado, iniciando a tradição de homenagear os docentes. A ideia de Becker foi oficializada pelo Decreto nº 52.682, de 1963, que instituiu o Dia dos Professores como feriado escolar nacional.
A primeira comemoração ocorreu nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Nesse dia, também se celebra Santa Teresa D'Ávila, padroeira dos professores, por sua maestria em lidar com as pessoas.
O TRF6 felicita todos os pedagogos que são essenciais para o desenvolvimento humano. Que possamos refletir diariamente sobre a importância dos educadores em nossas vidas e valorizá-los cada vez mais. Como dizia Becker: “Professor é profissão; educar é missão”. Feliz Dia do Professor!