Governador recebe colegiado do Conselho da Justiça Federal

Da esq. para dir.: presidente do TRF6, Mônica Sifuentes; governador de Minas Gerais, Romeu Zema; desembargador federal Grégore Moura; presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira. Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu no Palácio da Liberdade um grupo de membros do Conselho da Justiça Federal (CJF), marcando o primeiro encontro deste Órgão em solo mineiro. O colegiado, formado pelos presidentes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e por ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), se reuniu pela primeira vez em Minas Gerais para a realização de uma sessão plenária.

O governador, ao recepcionar os conselheiros, mostrou a satisfação de receber em Minas a reunião do conselho e ressaltou a importância de o estado ser, hoje, sede do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).

"Fico extremamente honrado de tê-los aqui conosco. Quero enaltecer a importância do Conselho, que com toda certeza tem feito muito pelos avanços na área jurídica no Brasil. E dizer que somos grandes parceiros do mais novo Tribunal Federal que tem sede aqui em Minas," afirmou.

A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, anfitriã da sessão de julgamento do CJF, participou do almoço, juntamente com outros desembargadores da corte mineira, destacando a importância deste encontro para o fortalecimento dos laços institucionais e avanço das pautas jurídicas em âmbito federal.

A magistrada agradeceu a recepção dada pelo Governo de Minas e explicou o papel do conselho para a organização dos tribunais federais. "Minas Gerais, graças à criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, tem hoje o privilégio de acolher aqui conselheiros e juízes auxiliares para essa reunião, em que são debatidas pautas de temas que visam estabelecer união e compreensão harmônica de todos os Tribunais Regionais Federais no tocante às lides federais e administração de problemas internos," destacou.

A sessão plenária do Conselho da Justiça Federal (CJF) no TRF6 não apenas fortalece os laços institucionais, mas também reafirma o compromisso de Minas Gerais com a evolução e a integridade da jurisprudência brasileira.

A presença dos membros do Conselho, incluindo presidentes de tribunais e ministros, destaca a relevância do TRF6 como um novo pilar na estrutura jurídica federal, promovendo uma maior união entre os Tribunais Regionais Federais. Este encontro estabelece um precedente para futuras colaborações e discussões essenciais para o desenvolvimento jurídico e administrativo do país.

Autoridades presentes no almoço

Participaram do almoço autoridades como o desembargador Marcos Lincoln dos Santos do Tribunal de Justiça do Estado, o procurador-geral Jarbas Soares Júnior, o secretário-geral Marcel Beghini, o advogado-geral Sérgio Pessoa.

Entre os participantes do almoço também estavam presentes os presidentes dos Tribunais Regionais Federais da 1ª à 5ª Região, além do vice-presidente e do corregedor do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, e os desembargadores federais do TRF6, incluindo Miguel Angelo, Grégore Moura, Lincoln Rodrigues de Faria, Prado de Vasconcelos, Dolzany da Costa, Klaus Kuschel, Rollo D'Oliveira, Luciana Pinheiro Costa, Boson Gambogi, Pedro Felipe Santos, Derivaldo de Figueiredo Filho, Edilson Vitorelli, e o juiz federal convocado Gláucio Ferreira Maciel Gonçalves. Também marcaram presença o juiz auxiliar da Presidência do TRF4, Nicolau Konkel Júnior, o juiz federal Alcides Saldanha Lima do TRF5 e o secretário-geral do TRF6, juiz federal Ivanir César Ireno Júnior.

Botão voltar