No dia 12 de abril, na sede da Corte em Belo Horizonte/MG, a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, e o presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Amilcar Machado, assinaram um acordo de cooperação mútua de apoio técnico-operacional e administrativo a desembargadores, dirigentes e servidores em deslocamento oficial nas capitais das respectivas sedes.
Este acordo reafirma o compromisso de ambas as cortes regionais com o aprimoramento e apoio mútuos em questões de interesse comum. Dentre as obrigações de ambos os tribunais, como o TRF1 já havia disponibilizado uma sala de representação, com mobiliário, equipamentos de informática e infraestrutura de gabinete aos representantes do TRF6, agora foi a vez da Corte mineira inaugurar a Sala de Representação do TRF1 em Belo Horizonte.
O presidente do TRF1, José Amilcar Machado, agradeceu à desembargadora Mônica Sifuentes pela integração entre os dois tribunais e expressou sua emoção ao retornar à capital mineira: "Para mim, é sempre uma alegria voltar a MG, onde temos nossas raízes fincadas — raízes de ferro imantado que não nos deixam partir; então, em toda oportunidade, a gente está retornando, por uma contingência de carreira”. Ele refletiu sobre seu tempo em Minas Gerais e sua carreira subsequente em Brasília, destacando o inevitável passar do tempo e suas revelações. O magistrado também previu que “o TRF6 deve se tornar o mais breve possível o principal Tribunal da República, pela proatividade da presidente e pelo alto nível dos desembargadores, todos juízes muito experientes que conhecem a carreira e que sabem o que se passou para se chegar onde se chegou”.
Por sua vez, a presidente do TRF6 destacou sua gratidão ao magistrado que, na presidência do TRF1, foi essencial para a consolidação do TRF6: “Porque você conhece a todos os desembargadores, conhece as nossas dificuldades e sempre foi atento e prestativo com todas as nossas demandas; atribuo essa parceria que tivemos com o TRF1 à sua pessoa, por tudo isso receba nossa gratidão e homenagem.” Após a assinatura do documento e o descerramento da placa de inauguração da Sala de Representação, os presidentes das duas instituições, acompanhados de magistrados, visitaram o novo espaço.
Este evento marca não apenas um passo importante para a infraestrutura e operacionalidade dos tribunais, mas também simboliza a força da colaboração e do compromisso mútuo em melhorar continuamente o acesso e a qualidade da justiça no Brasil.