Macrodesafios são as diretrizes estratégicas nacionais para o Poder Judiciário e as específicas para a Justiça Federal; elementos norteadores aos quais deve-se manter alinhamento na elaboração e execução da estratégia.

Objetivos Estratégicos estabelecem temas prioritários sob os quais a Justiça Federal deve se concentrar, com vistas à concretização de seus macrodesafios, de sua missão e de sua visão de futuro.

Indicadores são instrumentos que permitem acompanhar e mensurar os objetivos estratégicos definidos, traduzindo em números a percepção das ações em andamento da organização.

Metas são objetivos quantificados e mensuráveis por indicadores que representam o desempenho esperado pela organização, impulsionam a motivação dos colaboradores, elevando os resultados da organização.

PERSPECTIVAMACRODESAFIOOBJETIVOSINDICADORES  METAS
SOCIEDADEGarantia dos direitos fundamentais Ampliar e facilitar o acesso à Justiça. Índice de Acesso à Justiça.
Fortalecimento da relação institucional da Justiça Federal com a sociedade  Incentivar a aproximação e melhorar a comunicação com a sociedade; Estabelecer parcerias interinstitucionais visando aumentar a qualidade dos serviços prestados.Índice de Transparência;
Pesquisa de Avaliação da Justiça Federal.
PROCESSOS INTERNOSAgilidade e produtividade na prestação jurisdicional  Priorizar a digitalização e migração dos processos físicos; Priorizar o desenvolvimento dos sistemas processuais eletrônicos; Readequar a estrutura Judicial das Subseções da Justiça Federal da 6ª Região.Taxa de congestionamento das execuções fiscais;

Taxa de Congestionamento Líquida, exceto execuções fiscais;

Índice de Atendimento à Demanda;

Tempo médio de tramitação dos processos pendentes nas fases.
Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos
Meta 2 – Julgar processos mais antigos - Identificar e julgar até 31/12/2024: todos os processos pendentes de julgamento há 14 anos (2010), 85% dos processos distribuídos até 31/12/2020 no 1º e 2º grau e 100%
dos processos distribuídos até 31/12/2021 nos Juizados Especiais Federais e nas Turmas Recursais.
Meta 4 - Priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra
a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais
- Identificar e julgar até 31/12/2024: 70% das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas aos crimes contra a administração pública distribuídas até
31/12/2021.
Meta 5 – Reduzir a taxa de congestionamento - Reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa de congestionamento líquida, exceto execuções fiscais, em relação a 2023. Cláusula de barreira: 43%.
Meta 10 – Impulsionar os processos de ações ambientais e os processos relacionados aos direitos das comunidades indígenas e quilombolas - Identificar e julgar, até 31/12/2024: FAIXA 1- 20% dos processos que tenham por objeto matéria
ambiental, 20% dos processos relacionados aos direitos das comunidades
indígenas e 20% dos processos relacionados aos direitos das comunidades
quilombolas, distribuídos até 31/12/2023.
Meta 11 – Promover os direitos da criança e do adolescente - Identificar e julgar, até 31/12/2024, 100% dos casos de
subtração internacional de crianças distribuídos até 31/12/2023, em cada uma
das instâncias.
Meta Criminal A: Baixar quantidade maior de processos criminais do que os casos novos criminais no ano corrente e julgar quantidade maior de processos criminais do que os casos novos criminais no ano corrente.
Meta Criminal B: Identificar e julgar até 31/12 do ano corrente, 70% das ações penais vinculadas aos
crimes relacionados ao tráfico de pessoas, à exploração sexual e ao trabalho escravo,
distribuídas até 31/12/2020.
Enfrentamento à corrupção e à improbidade administrativa  Aprimorar os fluxos das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública; Aprimorar o controle interno e a transparência dos processos administrativos; Fortalecer a integridade nos procedimentos licitatórios.Índice de prescrição;
Tempo Médio dos processos pendentes de Improbidade e Corrupção;
Tempo médio de tramitação dos processos administrativos disciplinares.
Meta 4 – Priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra
a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais
.
Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos  Incentivar a cultura da conciliação pré-processual.Índice de Conciliação;
Índice de realização de audiências nos CEJUSCs (audiências realizadas nos CEJUSCs em relação aos casos novos);
Índice de casos remetidos para câmara de conciliação/mediação;
Índice de realização de audiências do artigo 334 do CPC.
Meta 3 – Estimular a conciliação - Aumentar o Índice de Conciliação do Justiça em Números em
0,5 ponto percentual em relação a 2023.
Cláusula de barreira: 15% de Índice de Conciliação.
Consolidação do sistema de precedentes obrigatórios  Instituir a governança da aplicação dos precedentes qualificados do STJ e STF.Tempo médio entre o trânsito em julgado do precedente e o trânsito em julgado do processo em que a tese deveria ter sido aplicada;                                   Tempo médio entre a afetação/admissão e a publicação do acórdão de mérito nos Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas(IRDR);                              Tempo médio entre a afetação/admissão e a publicação do acórdão de mérito nos Incidentes de Assunção de Competência (IAC).
Promoção da sustentabilidade  Promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social.Índice de desempenho de sustentabilidade.
Meta Sustentabilidade - Cumprir 100% das metas dos seis temas do Plano de Logística Sustentável – PLS. (Energia Elétrica, água esgoto, coleta seletiva, papel, contratação pública sustentável e clima).
Aperfeiçoamento da gestão da Justiça criminal  Desenvolver fluxos de trabalhos para otimizar o andamento dos processos criminais.Taxa de encarceramento;        
Tempo médio dos processos criminais pendentes na fase de conhecimento;
Tempo médio das decisões em execução penal;
Tempo médio de julgamento em primeira instância dos presos provisórios;                 
Tempo médio de julgamento em primeira instância dos presos provisórios: indica o tempo médio entre o dia da prisão dos presos provisórios e o julgamento em primeira instância.
Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária Agilizar os trâmites administrativos; Estabelecer mecanismos mínimos de gestão operacional; Internalização da normatização administrativa.Desempenho no Prêmio CNJ de
Qualidade nos eixos “Governança” e “Qualidade da Informação”;
Estágio em governança institucional.
Meta 9 – Estimular a inovação no Poder Judiciário - Implantar, no ano de 2024, dois projetos oriundos do
laboratório de inovação, de cujo desenvolvimento tenha participado pelo menos um laboratório de outro tribunal, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionados à Agenda 2030.
Aprimoramento da gestão do acervo de ações relativas a benefícios previdenciários e assistenciais Aprimorar os fluxos procedimentais das ações relativas a benefícios previdenciários e assistenciais.Índice de julgamento das ações
previdenciárias e assistenciais.
 
APRENDIZADO E CRESCIMENTOAperfeiçoamento da gestão de pessoas Garantir a acurácia dos dados cadastrais e gerenciais de pessoal do 1º e do 2º graus; Promover o desenvolvimento profissional; Oferecer um ambiente saudável de trabalho.Índice de absenteísmo doença;                                       
Percentual da força de trabalho total participante de ações de qualidade de vida no trabalho;
Índice de capacitação de magistrados;
Índice de capacitação de servidores.
 
Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira Otimizar o planejamento da execução orçamentária. Índice de Dotações para Despesas Obrigatória;
 Índice de Execução das Dotações para Despesas Discricionárias;
 Índice de Execução das Dotações para Projetos.
 
Fortalecimento da estratégia de TIC e de proteção de dados Garantir infraestrutura tecnológica suficiente para continuidade da prestação jurisdicional e dos processos de trabalho administrativos críticos; Estabelecer mecanismos para a adequada tomada de decisão em relação aos investimentos em TI; Implantar mecanismos essenciais de segurança da informação.GovTIC-JUD (indicador da TI) - avalia Governança, gestão e infraestrutura de TIC;
Percentual de casos eletrônicos sobre acervo total.
 
Fortalecimento da segurança e proteção institucional Fortalecimento da relação entre instituições públicas de segurança; Promover a adoção de política de segurança institucional; Fortalecer a segurança de instalações.  Meta Segurança institucional - Instituir o plano de segurança institucional, considerando aspectos de segurança física, orgânica, de pessoas e de dados.
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