
A criatividade e o espírito visionário que consagraram Santos Dumont como herói nacional foram celebrados na última quinta-feira (20/11) com a entrega da Medalha Santos Dumont. A solenidade, realizada na cidade natal do inventor, contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira, que compôs a mesa de honra, e com a presença de desembargadores, juízes e servidores do tribunal, agraciados com a honraria.
O presidente do TRF6 destacou a importância da participação do tribunal no conselho da Medalha, órgão responsável por analisar e escolher as pessoas agraciadas a cada edição. “É um tribunal novo que já chega consolidando a vida institucional de Minas Gerais. Fazer parte desta comissão prestigia a Justiça Federal da União e honra todas as pessoas que nela atuam”, afirmou.

O orgulho pela condecoração foi unânime entre os homenageados, ao total, foram quatro agraciados representando a justiça federal da sexta região. O desembargador federal Klaus Kuschel, que recebeu a medalha no grau ouro, enfatizou o sentimento de felicidade. “Estou muito feliz, Santos Dumont foi um grande inventor, um grande brasileiro, um grande mineiro, um orgulho de todos nós”.
Para o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal José Carlos Machado, que recebeu a condecoração no grau prata, a honraria sintetiza valores compartilhados com o tribunal. “A Medalha Santos Dumont marca a inventividade do mineiro e tem tudo a ver com a criação do TRF6, que é um tribunal da liberdade, que se inova a cada dia para atender o jurisdicionado com criatividade”. O magistrado ainda acrescentou: “É uma honraria que dignifica todos os integrantes do tribunal”.

O juiz federal em auxílio à presidência, Flávio Bittencourt, que também recebeu a medalha no grau prata, enfatizou o simbolismo da honraria. “A medalha traz consigo toda a história e o espírito pioneiro da nossa aeronáutica. Agradeço o reconhecimento dos trabalhos prestados através da Justiça Federal”.

A jornalista Vera Carpes, chefe da Assessoria de Comunicação do TRF6, relacionou sua trajetória ao legado de Santos Dumont. “É uma honra receber a Medalha Santos Dumont, aqui na terra de um homem que teve um sonho e o transformou em realidade, deixando para a humanidade a mensagem de que, mesmo sem asas, o ser humano pode voar.” Ela destacou que a condecoração simboliza, ao mesmo tempo, a consolidação do TRF6 — “um sonho de 20 anos dos mineiros” — e suas duas décadas de atuação na Justiça Federal. “Esta honraria coroa minha trajetória”, afirmou.

A Medalha Santos Dumont homenageia muito mais do que um inventor; celebra um símbolo de perseverança e genialidade. Nascido em 1873 no município mineiro que hoje leva seu nome, Alberto Santos Dumont tornou-se um ícone global ao realizar o primeiro voo público de um aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis. Sua coragem e criatividade permanecem.





