Página de acessibilidade no portal da internet do TRF-6

Responsável pela implementação da prática:

Mariluce Maria dos Santos. Chefe ASESA/PRESI do TRF6.  

Danielle Schmidt Dolci.  Supervisor da ASESA/PRESI do TRF6.  

Marcelo Brazil de Abreu. Supervisor da ASESA/PRESI do TRF6.  

Emanuel Décio Gomes Costa Ferreira. Prestador de serviços da G&E Serviços terceirizados, lotado na ASESA/PRESI do TRF6. 

Resumo da prática: Criação de uma página de acessibilidade no portal da internet do TRF6, com diversos recursos voltados à inclusão digital e comunicacional.

Situação: Prática concluída.

Como podemos justificar a adesão desta prática ao Eixo – Tecnologia da informação?

1Uso de ferramentas tecnológicas de acessibilidade

O portal utiliza a plataforma Rybená, que oferece recursos de acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais), leitura por voz e ferramentas de leitura adaptada, facilitando o acesso à informação por pessoas com deficiência auditiva, visual ou dificuldades de leitura. 
2Descrição de imagens com texto alternativo (alt text)

As imagens publicadas no portal possuem descrições textuais adequadas, garantindo que usuários de leitores de tela compreendam o conteúdo visual. Esta é uma prática essencial para a acessibilidade digital, prevista nas diretrizes internacionais (WCAG) e promovida no contexto do pacto. 
3Compatibilidade com leitores de tela

Os textos e botões do portal foram projetados para funcionar com softwares de leitura assistida, promovendo navegação autônoma e inclusiva para pessoas com deficiência visual. 
4Alinhamento à esquerda dos textos

O alinhamento dos textos à esquerda favorece a fluidez da leitura, evita a hifenização e melhora a navegação por leitores de tela. Essa escolha tipográfica respeita as práticas de leitura e demonstra compromisso com a usabilidade e compreensão do conteúdo, conforme recomendações da linguagem simples. 
5Design centrado na acessibilidade

A criação de uma página específica dedicada à acessibilidade sinaliza que o portal do TRF6 está comprometido com interfaces digitais inclusivas e acolhedoras, o que está em total sintonia com a diretriz do Eixo 4 de desenvolver plataformas com interfaces intuitivas e informações claras

Página de Acessibilidade: https://portal.trf6.jus.br/acessibilidade/

Botão voltar