A exposição "História da Justiça Federal em Minas Gerais” foi uma das comemorações relativas aos 125 anos de existência da Justiça Federal em Minas Gerais, de 1890 a 2015. No período de 5 a 7 de outubro de 2015 houve diversas atividades. Os eventos comemorativos foram prestigiados por magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da Casa, e de personalidades de destaque do cenário jurídico e político.
A exposição “História da Justiça Federal em Minas Gerais”, foi organizada, pela Diretoria do Foro, e foi aberta pelo juiz federal Marcelo Dolzany da Costa, então Presidente da extinta Comissão de Implementação e Desenvolvimento do Centro de Referência da Memória da Justiça Federal na Seção Judiciária de Minas Gerais (CIDEM). Os convidados puderam percorrer os 42 quadros da exposição, enquanto desfrutavam da apresentação da Orquestra de Sarzedo e da trilha sonora histórica compilada especialmente para o evento.
“Esta exposição nasceu da necessidade de contar a história da Justiça Federal em Minas Gerais de forma mais integrada - desde a sua criação, em 1890, pelo Decreto nº 848, até a atualidade. Baseou-se na incansável pesquisa feito pelo servidor Frederico Guilherme Ruggio Jr. nos registros existentes na Seção Judiciária de Minas Gerais, incluindo a busca pelos locais onde funcionaram suas primeiras sedes” – informou o juiz federal Marcelo Dolzany, na abertura.
O magistrado acrescentou que a pesquisa realizada pelo servidor Frederico foi enriquecida pela servidora Carla Costa Poppe, que também recorreu aos arquivos do STF, STJ e outras fontes, (informadas nos painéis). Imagens históricas foram garimpadas pela servidora Ana Clédia Zorzal, que também criou o projeto gráfico. Ambas trabalham na Seção de Comunicação Social.
“Esta exposição não tem a pretensão de esgotar todos os aspectos e dimensões dessa história” – lembrou Dolzany. “Pretende, sim, contribuir para essa narrativa, apresentando um panorama dos acontecimentos que permearam esta Justiça”.
“Traçamos uma linha do tempo que se detém nos momentos marcantes dessa trajetória. É um passeio por nossa história, durante o qual podemos reconhecer alguns dos cenários políticos, sociais e econômicos que forjaram a nossa história- e a partir do qual podemos nos reconhecer” – disse o magistrado.
Além dos textos e fotografias históricas, os visitantes puderam ver processos ajuizados na Seção Judiciária na época de sua criação, em 1890 - quando o foro federal ainda estava sediado em Ouro Preto, antiga capital do Estado de Minas Gerais.