"Na teia do esquecimento, a memória se faz

de doses iguais de verdade e de imaginação"

Itamar Vieira Junior



O Centro de Memória do Tribunal Regional Federal da 6ª Região tem como missão reunir, organizar e preservar a história institucional da Justiça Federal em Minas Gerais. Essa história traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte e revela a estrutura organizacional, social e cultural que permeou, e permeia, a Justiça Federal desde a sua criação. Preservar a memória institucional da Justiça Federal é mantê-la viva, e fortalecer as bases acerca da instituição.

O acervo documental do Centro de Memória do TRF6 abriga hoje mais de 3.500 processos judiciais que datam do início do século XIX, compreendendo a primeira fase da Justiça Federal no Brasil, que se estende de 1890 e 1937. Com o objetivo de salvaguardar estes documentos, proporcionar a disponibilização deste acervo documental para acesso público, e disseminar seu conteúdo para fins de fruição e/ou pesquisa, o Centro de Memória iniciou, em setembro de 2022, o Projeto descritivo de parte desses processos, logo após a instalação do TRF6, e possui extrema relevância uma vez que terá como resultado um repositório de conhecimento público.

Ao longo deste um ano de trabalho, uma série documentos inventariados se destacaram por seu caráter historiográfico, cultural e social. Revelando não somente a história da Justiça Federal em Minas Gerais, mas também os meios que levaram ao desenvolvimento da instituição ao longo dos últimos dois séculos; e evidenciando também toda a estrutura organizacional da Justiça Federal e da sociedade de cada época.

A exposição "Panorama das atividades realizadas pelo Centro de Memória no primeiro ano de instalação do TRF6" foi idealizada para apresentar à sociedade o trabalho desenvolvido por este projeto, neste primeiro ano, e destaca e divulga para a sociedade alguns documentos que compõem o acervo, ressaltando sua relevância histórica. Também são expostas as quatro etapas principais de trabalho em meio ao projeto, que compreendem desde a higienização, acondicionamento do acervo ao desenvolvimento do projeto descritivo.

Neste primeiro ano de realização do projeto, foram obtidos grandiosos resultados, e em meio ao tratamento e descrição dos processos, foram inventariados mais de cem processos judiciais compreendidos no período de 1817 a 1937.

Botão voltar