Conservação de processos antigos
O projeto iniciou-se com o projeto-piloto de preservação e conservação de 100 processos judiciais pertencentes ao patrimônio histórico da Justiça Federal de Minas Gerais em 2022, sob a guarda do Centro de Memória. O escopo do projeto foi a higienização, preservação, armazenamento e descrição destes processos que tramitaram na primeira fase da Justiça Federal (1890 a 1937), além da realização de treinamento da equipe da própria instituição. O projeto contemplou o fornecimento de um manual detalhado sobre o serviço de higienização, preservação e conservação dos documentos chamado Manual de Procedimentos. E também com um manual que serve como guia metodológico para o processamento técnico descritivo do conjunto documental, denominado Manual Descritivo. O projeto conta com a participação de 02 professores-consultores de arquivologia da UFMG. E os manuais citados encontram-se disponíveis abaixo no botão Manuais.
O projeto piloto foi realizado com sucesso e o Centro de Memória segue com a higienização, preservação, armazenamento e descrição dos demais processos históricos que perfazem uma quantidade total de 3.565 processos.
Além do cuidado obrigatório com o seu patrimônio histórico cultural esse projeto visa ampliar a relação institucional da Justiça Federal com a sociedade, e fazer a extroversão do acervo para pesquisas. Parte do acervo de processos históricos já pode ser encontrado abaixo.