Prezados desembargadores e desembargadoras, magistrados e magistradas, servidores e servidoras do JEF do TRF6 e jurisdicionados; Despeço-me, hoje, da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 6ª Região, essa tão honrosa missão a mim confiada pelo pleno de nossa Corte.
Minha saída é acompanhada da alegria de ter dado o melhor de mim para encontrar a forma e a cor dos Juizados Especiais da 6ª Região, facilmente encontradas no brilho dos magistrados e magistradas que compõem esse sistema de importância ímpar na Justiça Federal.
Iniciei a primeira direção da COJEF do TRF6 com o único e modesto intuito de promover a necessária normatização do Sistema JEF da 6ª Região. Durante os primeiros meses me ative ao meu objetivo, trabalhando, de maneira silenciosa para pavimentar o caminho para as futuras coordenações.
O resultado veio com entrega ao Pleno e subsequente aprovação do Regimento dos Juizados Especiais Federais da 6ª Região e resoluções que estruturam e regulamentam todos os seus órgãos (Resolução das Varas de JEF, Resolução das Turmas Recursais, Resolução dos JEFs Itinerantes e Resolução da Turma Regional de Uniformização da 6ª Região).
Conseguimos ir além, com uma pequena equipe, entusiasmada e eficiente. Estruturamos a página eletrônica, dando importantes e úteis informações aos jurisdicionados e ao público em geral, contando nossa história e apresentando nossos magistrados e magistradas. Lançamos o Boletim de Jurisprudência, dando publicidade às sentenças, decisões e acórdãos selecionadas pelos juízes e juízas do JEF.
Participamos da organização do ENAJEF e promovemos a Semana Nacional dos Juizados Especiais Federais, com a presença massiva dos juízes das varas de JEF e Turmas Recursais. Além disso, conseguimos fazer nossa primeira sessão da TRU - que foi um sucesso.
A sensação que tenho é prazerosa, de dever cumprido. Mais uma etapa vencida em um caminho de constantes desafios.
Agradeço aos meus pares pelo apoio e especialmente aos magistrados coordenadores das Varas de JEF e Turmas Recursais (Ana Paula Mathias e Ronaldo Santos de Oliveira) pela parceria. Agradeço ainda a todos os servidores da COJEF e das Turmas Recursais, nas pessoas dos servidores Eloísa, Joyce e Moisés, que tanto contribuem com sua dedicação incansável à Justiça Federal.
Afinal, parafraseando Hemingway, os que estão nas trincheiras, ao nosso lado, importam mais do que a própria guerra.
Desejo realizações plenas ao meu sucessor, desembargador Grégore de Moura. Muito obrigada!
Simone S. Lemos
Coordenadora dos Juizados Especiais Federais biênio 2022-2024