“Merecemos respeito”, reflete presidente do TRF6 sobre liderança feminina nas instituições

Fotografia colorida de uma mulher falando ao microfone. À direita, três mulheres sentadas e, à frente, homens e mulheres acompanham a palestra sentados.

A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, proferiu uma palestra intitulada “Mulheres em estruturas de comando” para os novos servidores da PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais). O evento fez parte do terceiro dia do ciclo de palestras do curso de formação técnico-profissional da Acadepol-MG (Academia de Polícia Civil de Minas Gerais) e foi realizado no dia 5 de outubro na sede da instituição.

Ao lado das delegadas Letícia Gamboge e Rita Januzzi, e da coronel Daniela Costa (primeira chefe feminina do Estado-Maior do Corpo dos Bombeiros de Minas Gerais), Mônica Sifuentes falou para uma plateia de 450 formandos sobre sua própria experiência enquanto liderança no TRF6, destacando desafios e aprendizados ao longo da trajetória. “Não é uma questão de sobrepor o pensamento feminino ou sobrepor a mulher em situação de poder. É exatamente dar essa chance, para as mulheres, de manifestarem a sua opinião em posição de igualdade. Valorizar a opinião da mulher, independentemente do sexo. Antes de tudo, somos seres humanos e, como seres humanos, nós merecemos respeito.”

Botão voltar