NUPEMEC realiza visita técnica ao CEJUSC de Pouso Alegre para fortalecer a política de conciliação

Juíza federal Karen Regina Okubara e juiz federal Bruno Augusto Santos Oliveira

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), vinculado à Coordenadoria Regional de Solução Adequada de Controvérsias (COJUS), deu continuidade, no mês de dezembro de 2025, ao cronograma de visitas técnicas aos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) da Justiça Federal da 6ª Região. Na oportunidade, a equipe esteve presente no CEJUSC da Subseção Judiciária de Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde foi recebida pela juíza federal Karen Regina Okubara.

Coordenada pelo juiz federal Bruno Augusto Santos Oliveira, a iniciativa tem como objetivo conhecer de forma mais próxima os desafios enfrentados pelas unidades que atuam com métodos autocompositivos, como a conciliação e a mediação, nos quais as próprias pessoas envolvidas, com o apoio do Judiciário, constroem de forma dialogada a solução para o conflito, visando ao aprimoramento contínuo da política de conciliação no âmbito da Justiça Federal. A partir das informações e dados coletados durante as visitas, o NUPEMEC pretende propor ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região medidas de caráter normativo e estrutural que contribuam para o fortalecimento dos CEJUSCs e para a ampliação do acesso da população à justiça consensual.

Ao incentivar a resolução pacífica de conflitos, a atuação do NUPEMEC busca não apenas a redução do número de processos judiciais, mas, sobretudo, a oferta à sociedade de uma alternativa célere, eficiente e acessível para a solução de litígios.

Botão voltar