Oficina de Bens apreendidos

Modalidade:

Presencial - Laboratório de Inovação

Data de realização:

21, 23 e 25/11/2022

Finalidade:

Reflexão e proposição de análise das questões inerentes ao recebimento e acautelamento de bens apreendidos no âmbito de 1º e 2º Grau do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Belo Horizonte/MG

Atores da Oficina:

  • Internos: Servidores das áreas administrativa e judicial;
  • Externos Representante da Polícia Federal, Polícia Civil e representante do TJMG.

Desenvolvimento:

Os trabalhos iniciaram-se com a apresentação dos membros da mesa e em seguida os  laboratoristas explicaram a metodologia Desing Thinking, sua abordagem e etapas, para preparar os participantes para os trabalhos. Após essa introdução, iniciou-se  a imersão no problema.

Imersão - 21/11/2022

Nesta primeira fase, objetiva-se compreender as necessidades, entender o contexto, conhecer os usuários, perceber os sentimentos e valores, elaborar a primeira declaração do problema.

Os componentes da mesa se reuniram com o objetivo de discutir o assunto e definir o problema.

Após as colocações de cada integrante da mesa, passou-se para clusterização do problema com o objetivo de visualizar melhor os vários tipos de problema desse assunto, uma técnica do Design Thinking, e assim conduzir os participantes a procurar  que procura responder diversas questões, perceber os diversos ângulos de abordagem do problema.

Imagens dos participantes no primeiro dia de oficina

 

Ideação - 23/11/2022

A oficina com a explicação da etapa da ideação e a finalização da redefinição do problema, que foram definidos como:

Os participantes, sob orientação dos laboratoristas, iniciaram a fase de ideação, cujo objetivo é, inicialmente, propor ideias criativas, sem filtros de restrição ou viabilidade. Nesta etapa o foco principal é gerar muitas ideias, sem julgamentos ou censura, destravando a criatividade dos membros do grupo para que mesmo ideias incipientes ou incompletas sejam postas na mesa, pois poderão ser complementadas pelo grupo; na sequência, o grupo lê cada ideia e inicia o processo de construir sobre a ideia do outro, acrescentando, combinando e recompondo ideias. Por fim, as propostas de solução geradas são submetidas a um filtro de viabilidade técnica, legal/financeira e de desejabilidade para o usuário (user experience). Com essas premissas, foi feito um brainstorming para geração de ideias para solução do desafio, e posteriormente as ideias foram categorizadas conforme descrito abaixo:

Imagens dos participantes no segundo dia de oficina

 

 

Prototipação - 25/11/2022

Nesta fase, criou-se um protótipo de baixo custo para apresentação aos vários setores da administração interessados no tema. Conforme abaixo:

 

Imagens dos participantes no último dia de oficina

Botão voltar