Presidente do TRF6 fala sobre fortalecimento da democracia em evento no MPMG

Foto horizontal colorida. Presidente do TRF6 ministra palestra para uma plateia. Ela está num púlpito de madeira escura.

No dia 15 de maio, a Presidente do TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), desembargadora federal Mônica Sifuentes, falou sobre a importância do TRF6 para a democracia em evento promovido pela Escola Institucional do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais).

Em sua apresentação, a desembargadora Mônica Sifuentes traçou um panorama histórico da criação do TRF-6. Em seguida, falou sobre desafios da nova Corte, sobre a estruturação do tribunal, a instalação dos sistemas operacionais e o apoio recebido das instituições públicas mineiras. Para a magistrada, a preservação e o fortalecimento da democracia estão condicionados à atenção aos temas da contemporaneidade. Como exemplo, ela citou a inteligência artificial usada sem regulamentação.

Ao falar sobre as ameaças à democracia, a Presidente do TRF6 mencionou o livro Engenheiros do Caos, do francês Giuliano da Empoli, que aborda como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Segundo ela, o Judiciário e o MP precisam, com base nas suas prerrogativas legais, “contribuir para que essa realidade mundial, tão terrível, não se instale”.

A desembargadora destacou o diálogo como caminho para a democracia. “A contribuição do TRF-6, nesse momento crítico em que o mundo passa, é com o resgate da comunicação com os outros entes públicos e de aproximação com a causa [democracia e diálogo]. Por exemplo, estamos saindo de uma reunião importantíssima para discutir a repactuação de Mariana com os maiores atores ligados ao caso, de modo que possamos acertar nossas diferenças e tentar chegar num acordo”, afirmou.

Mônica Sifuentes louvou a parceria do TRF6 com o MPMG. “O Ministério Público de Minas está sendo um parceiro na construção do TRF-6. Sei que o procurador-geral de Justiça de Minas participou de várias iniciativas no sentido da criação do tribunal. E também está sendo um parceiro de primeira hora na sua implantação. Inclusive com conversas, conselhos. Sempre usando como base a experiência que tem.”

O Procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, elogiou a escolha da desembargadora Mônica Sifuentes para ser a primeira presidente do TRF-6 e disse que a nova corte “tem importância extraordinária para Minas e para o Brasil.”

Matéria elaborada com informações e fotografia do MPMG.

Botão voltar