Presidente do TRF6 prestigia posse de Flávio Dino como novo ministro do STF

Fotografia colorida e retangular em que três mulheres e dois homens estão de pé. Um dos homens usa uma toga.
Da esquerda para a direita: desembargador federal Guilherme Calmon (presidente do TRF2), desembargadora federal Marisa Santos (presidente do TRF3), ministro Flávio Dino, desembargadora federal Mônica Sifuentes e desembargadora federal Simone Schreiber

A Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, esteve presente na solenidade de posse do ex-Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino como novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (22), no plenário da corte constitucional em Brasília. Dentre as autoridades presentes, estavam o presidente e vice-presidente da República, o presidente do Senado Federal e o presidente da Câmara dos Deputados, além de convidados e familiares do empossado.

Flávio Dino assume a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou no dia 30 de setembro de 2023.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso. Seguindo a tradição, após a execução do Hino Nacional pela fanfarra do Primeiro Regimento da Cavalaria de Guardas, Flávio Dino foi conduzido até o plenário pelo ministro mais antigo, Gilmar Mendes, e pelo mais recente, Cristiano Zanin.

O mais novo membro do STF integrará a Primeira Turma, ao lado da ministra Cármen Lúcia e dos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cristiano Zanin. Ele será relator de 340 processos do acervo de Rosa Weber.

De São Luís, Flávio Dino de Castro e Costa se formou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1990, sendo professor da instituição há mais de 30 anos. Tem mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo de sua vida profissional, exerceu cargos nos três Poderes da República, tanto na esfera estadual quanto federal. No Judiciário em especial, foi juiz federal por 12 anos, de 1994 a 2006. No período, representou a categoria presidindo por dois anos a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Com informações do STF.

Botão voltar